O que um fã de Final Fantasy desde 1999 acha do XVI? | SEM SPOILERS
Agora que chegou para PC, faço uma análise SEM SPOILERS do mais recente Final Fantasy da linha principal! O que eu gostei, o que eu não gostei e o que eu amei.
Muito obrigado pela chave, Square Enix!
0:00 Vídeo SEM SPOILERS
0:32 O que eu GOSTEI
16:03 Disso eu NÃO gostei
38:48 Isso eu AMEI
48:14 O que eu esperava de Final Fantasy 16
49:35 Para quem é Final Fantasy 16?
✅ Inscreva-se no canal: https://cutt.ly/YPCTVcK
🎥 Live toda terça de noite aqui no canal
🔥 Membros ganham conteúdo e recompensas exclusivas: https://www.youtube.com/channel/UCXso4Ho8UARhzS3I_LOVTKA/join
❤️Apoia-se: /cogumelando
💙LivePix: /cogumelando
🟣Lives na Tuítchi: /cogumelando
🐦Xuíter e 📸Instagrão: @CogumelandoTV
💬Discord: /cogumelando
📘Feicy e 💃TicTac: /cogumelando
🎥 CANAL VOD DE LIVES NO YOUTUBE:
https://youtube.com/MaisCogumelando
Obrigado por assistir os vídeos do Cogumelando!
Membros, muito obrigado pelo apoio fundamental!
Editado por StrawberryHue
#Cogumelando
Ó só: se seu nome não apareceu nos créditos ainda, é só esperar que logo aparece. Às vezes o vídeo já está pronto e o nome só será adicionado no próximo vídeo editado, a ser lançado algum tempo depois.
O Cogumelando está na ativa desde 2008 e é pioneiro em conteúdo sobre entretenimento eletrônico no Brasil: indicações de jogos, histórias, curiosidades, bastidores, notícias, opiniões, entretenimento e segredos da maior arte de todas: videogame. Agora, estamos no YouTube… De novo!
Apresentado por Pedro Cogu, o Cogumelando está no YouTube – em canais diferentes – desde 2009 e sempre esteve ativo na cena de videogames, sem interrupções, através de streams, redes sociais, palestras e até em blog no começo de sua trajetória.
–
Todo arquivo de gameplay deste canal foi jogado e gravado por Pedro Cogu e os direitos autorais de imagem vão aos seus respectivos donos, respeitando as licenças de uso justo (fair use).
Toda e qualquer pessoa que apareça no canal e tenha sido gravada pela equipe Cogumelando permitiu o direito de sua imagem. Imagens de outras fontes e canais foram usadas sob regra de uso justo e os direitos autorais vão para seus respectivos donos. A reutilização completa ou parcial do conteúdo do Cogumelando sem (ou modificando os) créditos por outras partes não é permitida.
–
Este é um canal familiar e interativo, portanto possuímos a seguinte política de comentários: qualquer postagem depreciativa ou imprópria destinada aos comentaristas ou à equipe será AUTOMATICAMENTE DELETADA pelo sistema antes mesmo de serem lidas e todas são averiguadas por uma moderação antes de serem respondidas pelo apresentador do canal.
A depender do que for dito, podemos denunciar para a plataforma. Nosso objetivo é ter um ambiente seguro e amistoso para todas e todos, onde prevaleça amizade e tolerância.
Trilha sonora por Epidemic Sound
Views:17693
Taqs:cogumelando,cogu,videogame,games,gaming,final fantasy xvi,final fantasy 16,ff16,steam,pc,playstation 5,ps5,clive,torgal,squareenix,square enix,squaresoft,final fantasy,rpg,jrpg,rpg de ação,opinião,análise,sem spoilers,a história,por que final fantasy 16 é bom,final fantasy 16 é bom?,final fantasy 16 é ruim?,rpg japonês,lançamento,PC,rpg para PC,final fantasy XIV,saga,dragon quest
コメント
コメント (218)
トラックバックは利用できません。
E aí você me pergunta: “mas Cogu, quais os seus Final Fantasy favoritos!?” Esse vídeo te conta https://youtu.be/b5Uokk5x5hk
Valeu Cogu 😎
Eu abri esse vídeo muito curioso e achei que fosse divergir muito nossas opiniões, mas no fundo concordei com tudo (acho que a única discordância foi a voz do Clive, porque não me incomodou). Eu amei o jogo, mas todos os seus pontos eu concordo, inclusive não tinha me atentado na falta de “textura” nas personagens femininas, mas é muito real isso. E claramente o jogo tem partes de baixo orçamento mesmo, é ainda mais perceptível se comparar com o FF7 Rebirth, dá impressão que tem menos de 1/3 do orçamento.
O FF16 foi o responsável por eu conhecer o gênero de RPGs, no geral. Eu era um jogador apenas de Pokémon até então, quando teve o anúncio do 16 achei tão lindo que fui atrás de jogar o IV via Pixel Remaster (por ter PT-BR) e simplesmente me apaixonei na série. Em pouco mais de 1 mês eu terminei o 4 e o 5 em sequência, depois o 16, e depois o 6. Daí para frente entrei de cabeça nos JRPGs e estou deslumbrado, em 1 ano nunca tinha jogado tanto videogame na vida. O 16 sempre vai ter esse espaço no meu coração por ser um game que me apresentou para um gênero diferente (apesar de o IV ter sido oficialmente meu primeiro), então tenho um carinho muito grande com ele. Recomendo sobretudo para quem não é fã de RPG e quer uma experiência mais light da coisa, um mix de história de JRPG, mas gameplay mais focado em ação.
Ah Cogu, vc tem que ficar só nos jogos pixelados mesmo hehehe 😅
Eu sou fã antigo de FF e curti o demo do jogo. Eu não curti o sistema do 15 e tava com medo desse ser parecido e felizmente não é. Esperando um desconto pra comprar a versão inteira dele
Esse eu finalizei só pra cumprir tabela. Chegou um momento do jogo que a repetição e a “água no feijão/barriga” me deu uma preguiçaaa…. Outra coisa bem broxante foi que o jogo começa com uma vilã MTO boa! E esse vilã tava entre os melhores que já vi, daí deram um fim bem bosta nela e o papel de vilão passou pra um “deus” mtooooo forçado e sem graça. Os últimos capitulos foram bem sofridos, até chutei o balde e ignorei todas as sides =/
PS: a repetição é tanta, que até as formas que os capítulos se dão se tornam previsíveis, e a partir do 3º “summon” que vc enfrenta, vc já sabe como será o proximo capitulo.
Sinto que fui na contra mão dos fãs de FF
Jogo ha anos e gosto deles, destaque ao 8 para meu coraçãozinho. Porém meu favorito é o XV pela montanha-russa de emoções que ele me causou 😂
Agora o XVI estou tendo dificuldades de continuar pela estrutura de missões do jogo, me cansou após 12hrs… devo passar essa etapa da minha vida e voltar para ele ainda, espero gostar.
Otimo vídeo Coguu ❤❤
cara, eu achei MUITO ruim.
no final eu já estava batalhando pra terminar, e não acabava
Legal vc comentar sobre a falta de diversidade étnica e as mulheres parecendo bonecas, é difícil um jogo hoje que sabe fazer isso de um jeito bem feito. Tá aí até uma sugestão pra um vídeo! Jogos que trazem personagens com boa diversidade étnica e cultural, e mulheres com traços e personalidades características.
video/review excelente, Cogu! jurava que você citaria as batalhas de Eikon na sessão do que amou, mas interessante ver seu ponto de vista da batalhas “com gigantes” sem muita conexão. No meu caso já foi um ponto alto do jogo, inclusive por quebrar um pouco o ritmo do jogo com cenas épicas e batalha mais simples
Bom vídeo ! Parabéns , vou deixar meus 2 dedos de prosa aqui pra conversa; tinha uma 2070 Super quando saiu a Demo , tinha que fazer muitas concessões pra chegar aos 60 FPS , troquei pra uma 4070 Super e rodou perfeito em 120 FPS (com o MOD de correção das cutscenes ficou melhor ainda), sobre o jogo; Foi o melhor jogo que joguei esse ano , gostei da historia apesar das barrigas , o inicio foi muito melhor que o final e acho que poderia ter sido um jogo muito melhor , tipo , fiquei com a sensação de uma oportunidade perdida. O Sistema de batalha é divertido , chefes interessantes , DEVERIA TER MAIS TEMPO DE TELA PRO CID ! Clive em alguns momentos mais pro fim do jogo poderia ser menos certinho , Joshua tem ações conflitantes (pq fazer Clive passar pelo que passou? Ele podia ter intervido mais cedo). Mid é totalmente estranha para o clima do jogo, Jill uma princesa em perigo, outros personagens do esconderijo poderiam ser melhor desenvolvidos. Apesar das criticas gostei do jogo e concordo muito com o Cogu nas ponderações dele !
Tristemente concordo com tudo, principalmente com a Jill, tinha tudo pra ser uma personagem marcante. Aliás no prólogo todos tinham né rs
Unica coisa PESSIMA do 16 é nao ter party…..
um “rpg” desse tamanho tirar a party faz ele virar monster hunter com quest de mapa……
De resto e um bom jogo, mas n devia ter o nome ff ao meu ver….
A questão da cinemática e animações dos NPCs é devido ao uso da engine do FFXIV que, por ser um MMO, é extremamente limitado pra permitir uma adoção maior. Todas as técnicas e transições são as mesmas entre os dois jogos. Usar isso no XVI foi questão de praticidade, mas traz esse revés. Ao mesmo tempo, é incrível saber que o XIV poderia chegar a uma qualidade gráfica desse nível.
Fala Cogu, muito boa a tua análise. FF16 é um bom jogo, acho que não chega a ótimo. Acho que o maior problema do jogo é a falta de comprometimento com os seus próprios elementos, personagens e etc. O que salva é a trilha sonora estelar e o combate que é muito divertido. Deveria ter sido um spinoff – Devil May Fantasy. 😅
Esse vídeo me deixou ainda mais ansioso pro vídeo do Dragon Quest que você falou no vídeo “revista que me fez criar o canal” kkkkkkkkk
Esse anel do auto-dodge ai do vídeo tira muito da diversão do combate.
nao vou desver mais a Quistis na Jill
Pronto, tava demorando para o canal (Cogu) mostrar seu posicionamento político. Um dos únicos canais que conseguiam fugir disso. Mas pronto, Final Fantasy sempre foi assim, sempre foi dessa maneira e agora vc quer o movimento Woke tomando conta da franquia ? Ain, os personagens sao muito bonitos e de uma etnia só.. Olha, quem quer se sentir representado que olhe no espelho.
Eu gostei muito desse jogo, o fato de ser fã de hack’n slash influenciou a minha opinião. Zerei umas 4 vezes testando builds diferentes, só achei muito fácil mesmo na dificuldade mais alta. A história estilo Game of Thrones se perde na metade do jogo, todo aquele drama acaba e passa a focar apenas no boss final. O Titã é a minha boss fight favorita.
PS: “…o npc nem estava tocando no chocobo” ahahaha eu nem presto atenção nessas coisas, até espero que o jogo tenha essas falhas.
Eu tive o FF2 do SNES, na época um jogo totalmente ignorado, mas tive um apego muito grande, foi até fácil trocar para te-lo, era um jogo que ninguém queria na época, mas no meu caso eu fui obrigado pelo “tempo” a não acompanhar mais jogos RPGs e acabou que me afastei de videogames por um tempo e quando voltei foi com menos tempo de jogo.
Meter essa ajuda de esquiva mata o jogo completamente
Fala Cogu, bom dia. Finalizei DQ XI ontem, ele merece um vídeo maior seu, talvez até com spoilers, pois seu vídeo dele é bom, mas muito curto e aqui estou mais um dia pra te pedir pra experimentar Saga Frontier 2 do PS1 😅
O verdadeiro protagonista é o cid, inicial, esse sim foi um excelente personagem
FF 10 tinha inventário limitado, isso é uma das razões que não gosto dele
O único youtuber gamer que não reclama de excesso de roupa de personagem feminina
Parabéns pela análise. Assisti tudo e nem percebi já estava a 1h 😂
“ja viu cachorro de filme e serie que não é fofo?” Sim, deadpool e wolwerine 😂
Cogu, joga no modo Final Fantasy. É liberado depois de zerar. As batalhas são mais difíceis, os itens e estratégias contam bem mais e parece q fica mais condizente com a história do jogo. Eu amei FF XVI, mas concordo com todos os pontos ruins. Muito centrado no Clive. Vários arcos acabam do nada sem vc saber o que aconteceu no final.
De longe, o pior FF da história sequenciada.
Concordo com sua análise. FF XVI é bom, mas não passa disso.
Eu joguei a primeira vez com a dublagem em espanhol e o Clive é muito mais expressivo do que a dublagem em inglês, que eu estou jogando no New game + agora.
Mano amei esse jogo. Adorei Clive e a história do jogo.
O jogo realmente tem alguns problemas, mas mesmo assim os pontos positivos superam.
Gostaria de uma sequência ou prequela com essa problemas resolvidos, tenho certeza que séria uma obra prima.
Aí Cogu, no minuto 7 do vídeo, sobre o cara do chocobo eu tive uma perspectiva diferente em vista do que você descreveu sobre a dinâmica dos poderes que as pessoas do game têm, eu imaginei que ele esteja de alguma forma tratando ou se comunicando com o animal.
Esse jogo tem muitas qualidades, mas pra mim não rolou.
Joguei várias horas, gostei dos gráficos, do combate, da trilha sonora (maravilhosa) e de vários elementos narrativos (ex.: invocações como parte da história).
Mas o que mais me impediu de desfrutar a experiência foi a exploração: pra mim o mundo desse jogo é externamente travado e desinteressante de explorar… acabei ficando entediado a maior parte do tempo fora de combate.
Que analise completa, Cogu!
Mas também não era de se esperar menos do sr.! 🤭🤭🤭
Concordo em uns 95% dos pontos apresnetados. Concordo, inclusive, que a historia se vendeu de uma forma e se desenvolveu de outra, mas mesmo assim, a construção e o desfecho eu achei muito bom e, mesmo com alguma previsibilidade em certos momentos, o delivery foi muito acertado na minha opinião!
Abraco, Cogu! Continue com esse trabalho incrível!
Nao ter fraqueza elemental me incomoda muitoo
Final Fantasy morreu no black flag
Eu achando que finalmente tinha curado de algo que todo dia tocava na minha cabeça, ai vem o pedro e fala a palavra proibida…
A BUBINAAAAAA OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOH BUBINA
43:21 cogu, só fazendo uma correção, não é TRADUÇÃO, é TRANSLITERAÇÃO. A diferença? É que o nome não é mudado, apenas é transposto para os caracteres de outra língua de modo a manter a pronúncia original, é o mesmo que se faz com nomes japoneses, ninguém ache que Sugeriyu Miyamoto, por exemplo, é como o nome dele é escrito, não, esse nome é TRANSLITERADO.
Cogu não falou spoiler, mas cuidado com esses vídeos de fundo, que eles tão dando uns spoilers kkkkkkkk
estou com 100 horas de jogo e queria aproveita que você tocou nesse assunto pra expor tambem oq eu achei sobre o jogo. vai ter SPOILER
—————————————————-
Coisas que me incomodaram, primeiro ele tenta ser meio hack slash porem o clive tem um combo só e vc tenta esquivar e usar os poderes das summons pra altera os combo do clive, o que da pra dar uma diversificada no combo dele é mistura combo com os foguinho bosta magia dele.
achei que a jill teve muito pouco desenvolvimento neste jogo ainda mais por ela ser a shiva no jogo, muitas situações que ela poderia ajudar fica parada olhando igual sakura em naruto, falar em naruto ja repararam que a historia do ff16 é um copia e cola de naruto? foi outra coisa q me incomodou bastante, troca a arvore da juubi por um cristal absorvendo energia da terra, um Deus querendo chakra/ether de volta, as invocaçoes/demonios de cauda espalhados pelo mundo, fusao megazord sasuke e naruto/ clive e joshua. eu matei o plot desse jogo antes dele me contar por conta dessas coisas. é compreensível que outros personagens que estão no time não são jogáveis mas pelo menos poderiam ter uma barrinha de suporte ne? exemplo tem um boss de fogo no jogo que o clive e a shiva enfrentam e a shiva faz uma muralha de gelo por conta do magma, custava por uma barra de ação que carregasse com tempo pra shiva utilizar algum ataque pra te auxiliar? mesma coisa pra outras bossfights q o clive tem algum parceiro junto.
edit 1: ah outra coisa, quando vc derruba um inimigo no chão vc pode bater infinito nele q vai derrubar dnv, dnv , dnv , dnv, dando dificuldade nenhuma ao combate
o jogo é bom, nao é atoa que estou jogando uma segunda run na dificuldade final fantasy, estou atualmente nv 90, mas muita coisa poderia ter sido melhor pensada, este jogo poderia ter sido muito mais
Achei o XVI bem mais ou menos…
rodei numa 4060TI com o dlss em equilibrado e graficos no ultra em 2560×1080, eu tive alguns stutterings, mas no geral funcionou bem, o jogo ficou liso quando instalei mods de otimização e ultrawide, um defeito gravissimo esse jogo não ter modo ultrawide, fica as bordas pretas na lateral, e mais grave ainda as cutcenes travadas em 30fps, tive q utilizar mods pra resolver esses defeitos do game
acho q o jogo é muito rushado perto do final, no começo até perto da metade são poucas quests secundarias conforme vc avança a quest principal, as batalhas de boss são empolgantes e vão melhorando, mas já perto do final te entope de quest secundária a cada poucos passos q vc dá no modo historia, eu senti uma queda de criatividade em uma luta especifica, eles “preparam o terreno” legal, te deixa empolgado no estilo: “na luta contra ele eu vou destruir esse maluco”, mas na hora da luta achei q faltou algo, q foi mais simples q as outras, tirando isso o jogo me encantou legal =)
Parabéns Cogu 200k de inscritos 🎉
Resumo: não era o que eu esperava então é defeito
Vou resumir minha opinião sobre FF16 (joguei no lançamento), sendo que Final Fantasy é minha série favorita (comecei em 2001 jogando o IX); PROS: trilha sonora foda demais, lutas de boss fodas demais, graficamente bonito (mas nada absurdo), personagens principais muito bons, sistema de combate até divertido, embora não faça muito meus gosto e história boa no geral. CONTRAS: jogo muito fácil, pouquíssimo desafio na quest principal, alguns personagens secundários não tão bons, ausência de um sistema de fraqueza elemental, pouca diversidade de armas e equipamentos, arvores de upgrades meio pobre, quests secundárias fracas (em sua maioria) e a história com umas barrigas e conforme vai passando, acho que vai perdendo um pouco o sentido. O que vocês acham? Falei muita asneira?
51:46 discordo 100% a ação é incrível mas o que me conquistou foi a história
Pra ser sincero, esse foi o FF que me deu menos vontade de jogar.
eu achei o 15 um jogo tão bobo (se tratando das batalhas) que jurei não jogar mais nenhum ff que não volte as origens
Eu dropei com 5 minuto jogo tosco gráfico horrível sem sal sem achuça esse final fantasia esta com o 15 13
Caraca, meu amigo, eu me identifico demais com você ba questão da música. Eu AMO a música de Stillwind. Estive ouvindo ela desde que joguei a demo lá na começo do ano passado; minha mente vai longe ouvindo. Falando de personagens, eu adoro o Gav, inclusive a resolução da história dele é bem legal.
Jogando esse tirei a conclusão que pra mim, o que torna Final Fantasy um verdadeiro Final Fantasy, está longe do sistema de RPG, mas sim, toda a ambientação, música, narrativa. Então esse game foi uma grata surpresa, me deixou completamente imersivo, tem seus defeitos, principalmente em personagens com pouca expressão e umas missões secundárias meio inúteis. Mas no geral pra mim foi um grande jogo muito épico e triste.
Nao gostei de muita coisa desse jogo mas reclamar que os bonecos sao bonitos é meio tosco. Ainda mais quando um problema claro dos jogos americanos é o enfeiamento intencional dos personagens.
Caramba q video daora
Cogu, faz um vídeo do FiFa 14 nessa pegada, poxa ia ser incrível
Tenho até jogado, mas tô indo bem na arrastada esperando parte vai ficar legal kkkk
Pena ver onde FF chegou!!!!
esse jogo me perdeu assim que vi q éra um hack n slash, sei q tem muita gente q gosta do genero mas pra min ff é batalha de turno, eu sinto que esses jogos com batalha mais ativa perdem umpouco do sentido do subir level e fortalçecer o personagem, logicamente vai precisar se fortalecer, porem nao duvido nada q jaja tem gente zerando esse jogo de cueca e uma espada na mao igual em uns outros jogos desse estilo
A Capcom fez uma pesquisa sobre o gosto dos jogadores. Beleza foi o primeiro colocado, acima de jogabilidade então nem é surpresa um jogo japonês ter foco em personagens bonitos . Sobre diversidade etinica, mundo mediaval não costuma ser cosmopolitano nem diverso. Para encontrar alguém de fora, somente em cidades com portos ou rotas comerciais e a capital de impérios grandes e mesmo assim costumam vir de civilizações próximas. Eles presaram por consistência no mundo, como dito numa entrevista do diretor do jogo.
Resumindo pra mim, excelente história, jogabilidade horrorosa, bons personagens, inimigos esquecíveis, bom jogo (mto melhor que o 15)
esse final fantasy peca em querer agradar o pessoal que gosta de RPG, se tivesse tentado ir 100% pro lado de um DMC da vida, mais linear ainda, sem side quests sem level up e afins e mais desenvolvimento da porradaria teria sido perfeito
Onde conseguiu esse action figure do FF4?
O jogo me lembrou Final Fantasy adventure também, mas não nessa parte e sim na luta contra um coeurl antes do Hugo Kupka. O cenário é bem parecido.
não sei sobre esse FF, mas n ouse falar do meu Vaan >:( kkkkkkk
Cogu, dos final fantasy 3d qual é o que possui o maior nível de dificuldade dos que jogou? E qual deles possui o melhor fator replay? Acompanho muito seu canal, muita qualidade, parabéns! Avante
Falando sobre a velocidade de movimentação do personagem, eu realmente me incomodo com a movimentação tanto do Clive quanto da “solução” que o game oferece. É ridículo ver a perna correndo numa velocidade e o boneco noutra (fica mais nítido na “solução”, testa aí)
Antes q eu esqueça, a dublagem em japonês veio dps da dublagem em inglês. Ou seja, a voz “original” do Clive era a do dublador em inglês, ele nao teve a referencia do japonês. Inclusive, ele fez um excelente trabalho. Passou todas as emoções de maneira mt massa como clive. Chegou até a concorrer na categoria de melhor atuaçao na TGA, Cogu.
Não consigo ver esses FF da nova geração como FF, para mim isso ai é um FF mascarado de star ocean, não sei pq a square ainda fica com essa mania de matar um jogo da enix para e remodelar os jogos dela. FF é Turno isso ai é SO.
a historia é legal, so a gameplay q é enjoativa
A Terra é protagonista do 6? Sempre achei que o 6 não tinha um protagonista 😅 vou até jogar de novo pra ter certeza 😂
Esse jogo foi o mais flopado da franquia, mais que o xv com história multimídia dividido em 74948 partes!!!
Acho que a Square Enix tinha que dar uma pausa em Final Fantasy, dar uma respirada e reformular a saga, porque há muito tempo que a qualidade vem decaindo e eu diria que esse 16 é o ápice da mediocridade. O que tá me segurando pra não dropar é a história que eu quero saber como termina.
É um bom game, mas não senti que estava jogando um final fatansy, senti muito falta de uma party, ter um cachorro e uns 2 amigos que andam comigo que eu não posso equipar, escolher skill, podia no minimo ter um sistema igual o 12 com os gambits, mas nem isso
Pra mim ainda faltam jogar e zerar os ff13 14 15 e 16.
O 15 eu joguei a primeira hora, más daí lançou o ff7 remake e eu dropei ele e nunca mais voltei a jogar, está parado aqui em casa a 5 anos kkkkk
14:50 perdi os summons do kaijin e fujin no ff8 na primeira vez 😂
Por isso o mundo e dificil kkkk tudo que ele não gosto eu amei kkkkk a minha vida ja e muito real kkkkk outra de pessoa feia ja basta onde eu trabalho kkkk
Mid é um raio de sol nessa história triste.
Top 10 jogos de todos os tempos fácil
Meu sonho é uma resenha dessa qualidade para o final fantasy xv
Ótimo vídeo! 🫡
Se o jogo é JP e tem dublagem JP eu nem penso em escolher outro idioma, rsrsrs.
São sempre ótimas as suas análises mais extensas Cogu!
Novinho… Jogo desde 1994. FF já se perdeu faz tempo. Mudou e pode ter agradado a nova geração, mas para os antigos já era.
Devil may fantasy foi como descrevi o jogo pro meu irmão kkkk
18:11 O foco foi a dublagem em inglês, palavras do diretor. Tanto que deu um bafafá com a dublagem japonesa depois pq que tinha um limpsinc horrível. Não sei se arrumaram.
Sobre a dublagem, achei muito boa. Chega a ser caricata, tipo Metal gear com David Hayter. E a voz do Cid!!!!!! E A VOZ DO CID!!!!!!!! xD
A devolução de pontos na árvore de habilidade não é free, Cogu. Vc só recebe 30% dos pontos gastos. Não dá pra fazer o que quiser, realmente tem que escolher corretamente
39:10 quem jogou final fantasy 12 a infancia toda que vc usava reflect em si pra ampliar o efeito e o dano do elemento nos inimigos fracos a ele quando ve isso no 16 é uma decepção absurda
chamar FFXVI de um RPG devia ser crime em todos os paises
Lembro quando perdi o karbunkle em ffv pq não sabia que se entrasse numa sala a história seguiria e o castelo onde o summom estava ruiria e não teria outro lugar para encontrar ele. Fora que nem havia percebido que aquele brilho verde era um summom até achar num detonado a localização dele depois de tanto tempo vasculhando e me render às dicas.
A Square e Final Fantasy já foi uma empresa que revolucionava e ditava regra em questão de gráficos e expressão facial! Essa geração pra mim parece que está com preguiça de trabalhar
eu amo tanto o Clive que tomei um susto quando vc disse q nao gostou da voz dele. Acho q é meu protagonista favorito dos FF’s e junto com Ichiban Kasuga meu personagem favorito de jogos no geral
27:20 fora que a exploração desse jogo não existe, os mapas são só corredores pq nao tem absolutamente nada….
FFFXV é um FINAL FANTASY MUITO MELHOR que o XVI.
Eu tb sou fã de Final Fantasy, comecei no 7, ainda é meu favorito, mas joguei quase todos e zerei alguns e posso dizer o XVI estaria facilmente no Top 10, a história, personagens, trilha sonora são muito boas, o combate é legal, na minha opinião só faltou um sistema de dano elementar e possibilidade de jogar com outros personagens sem ser o Clive, enfim um bom Final Fantasy.
Eu nao tava dando NADA pra esse Final Fantasy, desde os trailers, ate gameplay. Comprei um PS5 no início desse ano e achei uma promoção legal do game e peguei. Rapaz, eu fiquei abismado, o comecinho me prendeu de um jeito que eu fiquei encantado!
Eu amo FF, recomendo esse jogo pra galera, irão adorar não só os personagens principais mas até NPCs! 😀
FF16 é mais um jogo que poderia ser, do que um jogo que é. Na minha opinião deixa muito a desejar. Roupas de couro coladas , efeitos pirotécnicos, cabelos estilisos, são coisas que eu realmente gosto, mas só isso não faz um bom jogo. FF16 é um apanhado de boas ideias que não se conectam, principalmente por ter uma história ruim, parece feita por IA, e um desempenho totalmente inconsistente. Um jogo mediano , melhor que FF13 pelo menos.
“Cheetos e cueca velha”. Faltou velha e engordurada… 😂
Poucos jogos odiei tanto como odiei FFXVI …. para quem gostou fico muito contente e com inveja … kkkkk … disparado pior experiência que tive com um FF , conheço a série desde o FFV (meu primeiro) até o FFXV , e esse é de longe o pior que joguei. Batalha sem qualquer dificuldade, árvore de upgrade inútil , tentativa de GOT genérico, protagonista sem qualquer carisma , side quest pavorosas de genéricas, mundo sem graça.. kkķkkk …. terminei na força do ódio mesmo…. mas tá bom … é a vida
Parabéns pela análise, Cogu. Mais legal que o próprio jogo! Eu achei o combate muito Devil May Cry, porém repetitivo. Depois fui jogar Dragon’s Dogma 2 e pensei que seu combate e vocações ficariam muito bem em FF16. Combinaria mais que o combate hack n slash…
Ainda vou terminar de ver o vídeo cogu, mas eu comecei a jogar e estou com 20 horas. Meu deus como eu odeio o ritmo desse jogo, u odeio andar no mapa, não é bom, não é interessante. Tem hora que a cutscene acaba, vc anda 10 segundos e entra outra. Outras coisas que não gostei é que a história tem acontecimentos muito grandiosos que não te dão vontade de pausar pra fazer sidequest e a customização de itens é ruim pq não tem elementos, stats e etc. Tirando isso, eu simplesmente AMEI os combos, a história, os plots, os personagens, a trilha sonora e as batalhas contra chefe. O que é bom é FODA e o que é ruim é TENEBROSO
Ih, que papo é esse de mexer na coisa do Chocobo, que isso.
Hahahaha, eu odiei a voz do Clive também, me lembrou muito o Jhon Show que fica falando sussurrando.
mt obg Cogu
17:16 o vaan nao serve pra nada? se ele nao existsse nao teria história, ele que uniu os personagens por estar na hora errada/lugar errado
Esse jogo é uma quase obra prima.o melhor desde o X ora mim (não jogue-o o XII). As lutas com sumuns são insanas um espetáculo de tão épicas e o final…porra que final foda de encher os olhos. É quase o meu favorito do PS5 ficando atrás de Demon’s Souls Remake esse sim, uma obra prima.
13:40 e literalmente vc n perde nada nessa parte, é só um aviso atoa
Final Fantasy é minha franquia favorita, e Final Fantasy XVI é o meu jogo favorito.
Sempre amei muito Final Fantasy, joguei todos Mainline desde criança, amo VI, VII, Tactics, em especial o X e por bastante tempo esse foi o meu favorito e até hoje o amo muito, uma jornada magnífica lotada de beleza e significado, gosto demais de outras franquias como Zelda, Kingdom Hearts, Persona, Disco Elysium, Breath of Fire, Mana, amo Dragon Quest VII, entre outras. Porém, a beleza que reside em Final Fantasy XVI me cativou muito e como você jogou o jogo inteiro, fico feliz em compartilhar algumas reflexões sobre ele.
Primeiramente, faz se importante ressaltar que é uma história muito densa, Valisthea é um mundo intenso e pesado, existe um grupo de pessoas que são escravizadas e marcadas com uma tatuagem no rosto, uma praga assola progressivamente o mundo provocando mudanças climáticas e um desequilíbrio da fauna e flora, a ambientação de Valisthea é opressiva, dolorosa. Portadores morrem constantemente, dominantes são usados como armas de guerra, os portadores definitivamente não vivem uma vida tranquila. Diante desse cenário, a história de Final Fantasy XVI começa muito complicada e cheia de reviravoltas, Clive busca a todo momento uma vingança cega e confusa, e esse arco termina com uma mensagem de auto aceitação maravilhosa, o personagem deixa de lado sua vingança e passa a buscar uma aceitação interna, lutar consigo mesmo e descobrir nessa luta um propósito pra sua existência renascida. Daí em diante o jogo fica cada vez mais belo porque o novo propósito de Clive gira em torno de muito do que ele sempre viu em seu pai e em si mesmo quando menor, isto é, esperança por dias melhores através de uma luta sistêmica dele e de seu grupo (seu grupo em potencial já que cada um em Hideaway tem sua função) contra as bases que constroem essa superestrutura opressiva. Final Fantasy XVI é a perfeita representação do amor político. A luta pelo bem de todas as pessoas, independente de quem ou como sejam, pela libertação dos tantos povos, pela honra de todas as raízes. Não é uma luta por um personagem somente, por um objetivo em específico, mas sim a luta pelo futuro de cada único ser que está entre nós e pela existência daqueles que venham a nascer.
E com isso dito, eu destaco a absurda importância das Sides aqui. Uma das coisas que se é dito sobre Final Fantasy XVI e tratado geralmente como ponto negativo são as suas Side Quests. Eu realmente concordo que as missões secundárias do jogo são simples e não apresentam uma inovação considerável no cenário dos JRPGs ou propriedades técnicas impressionantes como as lutas de Eikons, geralmente são Fetch Quests ou semelhantes, temos algumas bem mais robustas pro final do jogo mas geralmente elas são assim: ande, entregue, converse, as vezes encare lutas pequenas, volte, converse novamente, compondo assim uma série de momentos baixos dentro do jogo. Enquanto algumas dão recompensas consideráveis que evoluem seus personagens, outras nos entregam upgrades mais simples. Estruturalmente, elas lembram bastante Quests de MMORPG como as do próprio Final Fantasy XIV. Mas, ainda que elas sejam simples, o ponto que defendo aqui elas são necessárias e indispensáveis pra a proposta central do jogo, manutenção de ritmo, mensagem e desenvolvimento de mundo, além de explorar outros sistemas de linguagem, mostrando que a simplicidade em jogos também é muito bela.
Se fosse só a Main Quest, já seria o suficiente para que a narrativa faça sentido e nos sintamos compelidos a continuar a jornada de Clive. Porém, através das Sides, esses preconceitos e problemas sistemáticos não são somente relatados, mas sim sentidos. Nelas, acompanhamos a realidade mundana dos portadores e o quanto que eles sofrem até mesmo nas mais simples atividades diárias, como trabalhar e andar pelas cidades. Quando não estamos vivendo as histórias dos portadores, estamos construindo um forte senso de comunidade entre o personagem e os ambientes nos quais ele passa, conhecendo assim novos personagens e nos apegando a eles. Além disso, se faz extremamente importante a existência de momentos mais baixos em um jogo como esse. Temos lutas intensas e frequentes, e para que essas lutas façam sentido, tanto em um sentido de empolgação quanto de narrativa, precisamos de um momento de respiro. As sides além de entregarem esse descanso com suas mecânicas mais simplificadas e como já dito construírem a sensação de coletivo, comunidade, elas também abordam outros sistemas de linguagem. Nelas, com exceção de algumas Quests onde é necessário lutar pra construir essa conexão, as batalhas são menos frequentes, para elas, andar, entregar, coletar e conversar são as linguagens centrais. A todo momento no jogo estamos construindo conexões com os nossos e com o mundo, as sides servem primariamente para isso. Inclusive, em muitas dessas sides o jogo deixa claro suas paisagens cheias de momentos calmos e relaxantes escondidos, como cachoeiras com barulhos de pássaros, o som do vento, um horizonte bonito, essa conexão com o ambiente que tá sendo consumido pela praga também é algo belo e que merece muito destaque.
Com tudo isso apresentado, como Valisthea é um mundo complexo em constante luta e nossos personagens trilham caminhos complexos, temos luta, e no caso do jogo nós temos um maravilhoso sistema de combate. A proposta central do combate de Final Fantasy XVI como definido pelo próprio Ryota Suzuki é a completa liberdade de definição de estilos e de auto expressão do jogador. Tanto por meio das habilidades que encaixam em qualquer lugar quando masterizadas, como por meio dos acessórios que potencializam essas habilidades ou o estilo que você deseja seguir. Eu acho sinceramente que se o jogo tivesse um sistema de fraquezas elementais muito dessa auto expressão que temos se cortaria, enquanto estava jogando o jogo e trocando experiências com meus amigos, percebi que cada um lutava de maneira diferente e observar isso é muito legal mesmo. O que eu gosto que ele faz é entregar seus elementos de RPG no combate de maneira intrínseca, sem que seja mostrada diretamente. Podemos equipar até 3 Eikons por vez e cada um deles corresponde a um elemento temático e todos eles possuem habilidades distintas onde uma é fixa e as outras duas são variáveis, e em meio a essas habilidades temos ataques que causam mais dano explosivo em menos golpes, dano explosivo em vários golpes, mais dano no stagger ou mais dano na vida, também há habilidades que concedem escudo (Wyll O’ Wysps), stun (Dash da Shiva), regen (Cura do Torgal) e itens que nos dão aumento de ataque e defesa (tônicos), Reraise (Last Elixir), Berserk, dentre outros. Também temos o Limit Break e Ataques Multihits, o que nos ajuda tanto a nos curar como gerenciar todas essas habilidades segundo a barra de stagger para entregarmos o máximo de dano possível durante o atordoamento. Eu admiro muito esse combate tanto pela sua livre expressão, quanto pela sua profundidade e sinceramente concordo com o Ryota Suzuki ao ele afirmar que é a sua obra prima. O jogo também transcende em seus momentos cinematográficos com os Eikons, lutas extremamente épicas que ultrapassam completamente qualquer expectativa que tenhamos, tanto pelo capricho visual, quanto sonoro e de Gameplay, é um espetáculo por si, um absurdo.
Dito isso, eu realmente AMO Final Fantasy XVI. Eu concordo com o fato dele ter um sistema mais básico, com Loots mais simples (que foram melhorados inclusive com a DLC), mas Final Fantasy com exceção de alguns como o XII e Rebirth, sempre foi mais simples em seus sistemas, se destacando mais pelo seu experimentalismo e pela emoção, pelo alto envolvimento sentimental. Em XVI, a experimentação vem forte e honrando muitos jogos antes dele usando bastante coisa de base do IV e V por exemplo, o jogo apresenta personagens magníficos que constroem momentos inesquecíveis e que vou levar pra a vida toda. Nunca esquecerei até mesmo do mais simples NPC do Hideaway, nem de seus momentos belos, importantes e épicos. É o jogo que sinto que mais me define hoje e um dos que mais admiro.
13:50 eu achei esse jogo muito fácil no modo ação, é literalmente spammar skill e ir pra frente, só no modo FF que eu morri algumas vezes pq os inimigo é tudo esponja de dano
😊😊😊😊😊😊
12:08 como assim? o jogo mal tem sistema de rpg, é bem fraco esse sistema, não tem essa de decidir, po cara as armas q tu pega no mapa não valém de nada pq logo dps aparece uma de raridade cinza na charon q é melhor, o sistema de rpg desse jogo é quase nao existe, é um hack’n slash sem alma e limitado apena
Boa Review
Esse protagonista é todinho o Kaladin de Stormlight Archives…
Pra MIM, FF morreu no 12. E olha que eu fiz força pra gostar do 15. Eu até gostei do filme. Tenso.
4:10 não faz sentido nenhum, parece mais uma passada de pano pq o jogo é muito limitado e não te recompensa quase nunca.
Mas a estética de FF sempre foi essa, desde que FF pulou para o 3D.
Prefiro milhões de vezes jogar com personagens que chegam a ser artificialmente bonitos a personagens mais reais ou feios… feiura e realidade tem aos montes a nossa volta, a maioria esmagadora da população é mediana para feia, ao menos no jogo eu quero ver algo agradável.
E vamos ser sinceros, nada mais justo que as mulheres sejam exuberantes e até artificiais de tão bonitas, afinal qual é o público que realmente consome o jogo? Deve ser 80% (no mínimo) masculino… se não for mais, então creio que a Square está indo pelo caminho certo aqui…
Não sei onde as coisas mudaram tanto que hoje em dia sexualizar virou um pecado capital, eu só colocaria como algo errado se fosse um menor de idade, aí sim seria um argumento sólido, mas um personagem fictício de um game?
Todos os produtos da nossa época (tenho 40) eram assim e a gente adorava, eu pelo menos adorava, aliás, eu e todos os meus amigos adoravam, desde personagens de games, quadrinhos, desenhos e animes, tudo era assim, hoje em dia tem um pessoal aí que ficou extremamente moralista, ficam sempre muito preocupados e magoados com essa questão, todas as mulheres tem que ser retratadas de forma real, ou até “enfeiadas”, todas tem que ser badass, nada de pedir ajuda para ninguém, e são sempre mais inteligentes que o resto dos outros personagens, isso já está chato…tão chato que virou um clichê, um clichê colecionador de fracassos, diga-se de passagem.
eu acho ele um jogo bom, porem um final fantasy muito fraco, é mediocre ee ruim comparado com ff’s de 20 anos atrás, coisas que o X e o XII ja faziam, ele não faz…
A ideia é fazer mulheres chapadas parecendo homens aprovada pela sweet baby inc e correr para o fracasso
Tô doido pra jogar. Mas há pelo menos uns 12 RPGs mofando na minha biblioteca steam. Assim que eu zerar, eu compro esse novo FF.
Pô Cogu, reclamar que os personagens de FF são bonitos e que faltou diversidade é de doer o coração kkk
FF smp apelou p/ personagens bonitos (exceção do IX que é menos “realista” e mais “cartunesco/fantasioso”). Agora se quer jogos c/ diversidade, recomendo os jogos c/ consultoria DEI, tm aos montes.
Volto a indicar pela quinquagésima-décima-sétima vez a todo mundo que se sente frustrado com os rumos atuais de Final Fantasy, que dê uma chance ao Lost Odyssey. À essa altura não dá pra chamá-lo de moderno pois o jogo já é velho, mas ele é o mais moderno que um Final Fantasy Clássico pode ser. Ele entrega muito em história, mundo e personagens, e com um sistema de batalha robusto mas ainda enraizado (no sentido bom da palavra) nos clássicos do gênero JRPG, como Final Fantasy 9 e Suikoden. Jogos em que o tema “Família” se faz bastante presente, e Lost Odyssey se destaca entre eles.
(BTW só uma informação, Cogu. O script do Final Fantasy 16 foi escrito em japonês mas foi primeiramente dublado em inglês. Isso é comum em grandes produções do Japão que buscam ter um apelo maior no ocidente. Resident Evil é um exemplo disso. Então a dublagem japonesa do FiFa 16 é derivada do inglês, e não o contrário.)
Excelente análise do XVI Cogu, também tive essa sensação dos altos e baixos do XVI, por alguns motivos parecidos e outros diferentes dos seus.
Na minha visão, pontos positivos:
– História
– Trilha sonora
– Boss fights
– Ambientações
Pontos negativos
– Itemização
– Faltaram elementos de rpg
– side quests
– alguns personagens genéricos
O final fantasy xv foi um jogo que impactou muito a minha vida, mesmo com todos os defeitos. O final fantasy xvi é exatamente o contrário. Ele basicamente não tem defeitos, mas não impacta em nada. É um jogo bem executado e totalmente esquecivel.
Ainda estou hipnotizado com o rebirth, tu precisa fazer um vídeo desse dele ia ser demais 😉
Aqui só uma curiosidade pra ti Cogu com o seu comentário da voz do Clive. A gravação as vozes do game foram feitas primeiro em Inglês, por conta do ambiente do game, e as em JP foram gravadas depois, tendo como base as em ENG. Geralmente é feita o contrário mas nesse caso foi escolha do direto (Yoshi-P) mesmo fazer o contrário.
eu com minha 1070, vai dar!
qualidade do vídeo absurda!! Parabéns Cogu!!
desde o IX que não jogava FF, joguei o FFXVI e adorei
Pra quem é Fã de FF só digo: Lost Odyssey é obrigatorio, mais FF q os FF do 13 em diante
Ou seja, morreu no IX. ^^
Coiso
Esse jogo ai é tudo, menos Final Fantasy… bizarro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Cogu , ja que vc ja jogou toda a serie principal e alguns spin offs, já dá pra cravar, quais seus 3 FF favoritos?
É incrível como eu consigo discordar em tudo de você kkkkkkk
Vai jogar Fable cara, cara reclamando de personagem no jogo, é só acompanhar entrevista dos diretores da empresa pra saber que não vai ter ou vai ter muito pouco personagem feio.
cogu fala de crimson desert e monster hunter wilds
Na minha opinião se a Square queria fazer um jogo tão diferente de rpg em gameplay deviam ter colocado outro nome e não numerado como um FF tradicional. Para mim esse jogo é um Devil May Cry da Square e eu achei as batalhas de Bosses muito irritantes com aqueles momentos de apertar botão no tempo certo
Achei esse jogo o mais decepcionante, covarde, preguiçoso.
Não tem party, não é RPG, é puro hack’n slash. Não tem variedade de armas, ou estratégia, é super fácil.
A trama só é boa no primeiro ato, depois que surge um vilão, vira o clássico vilão de Power Ranger.
Tem 4 boas ost, mas uma delas é repetida a exaustão… Em resumo, um jogo medíocre e covarde
Sobre a aparencia dos personagens eu achei que muitos ficaram genericos e sem carisma, a Mid realmente parece que veio de outro mundo com outra realidade. Eles parecem NPCs em vez de personagens, como em FF7 por exemplo.
rapaz esse vai ser um game que vou jogar uns anos depois, meu pc nao tanka esse game no modo como ele ta hoje :c
até lá, vou focar nos trails, Ys e no Atlus verso
Acho massa
Eu sou fã de Final Fantasy da antiga (desde 2000) e curti bastante a história e os personagens do XVI, agora a gameplay eu realmente não curti, mais como citei a história e os personagens me fizeram ir até o fim e a completar uma segunda jornada também.
Eu amava a Squaresoft. Com o tempo minha relação com a Square foi decaindo. Passei a me decepcionar, depois a detestar. Hoje torço contra e adoraria a falência dela, para que as propriedades intelectuais da empresa fossem vendidas para empresas que realmente quisessem fazer algo com a mitologia maravilhosa que ela já deixou no passado há muito tempo.
FF 16 não e meu FF preferido mais eu gostei muito do jogo da história, do protaginista da Jill dos desing de presonagens prefiro personagem bonito a um Concord da vida. Eu acho que esse foi um dos únicos vídeos que eu discordei totalmente do Cogu.
49:40 Eles não utilizam o poder de dominante direto porque utiliza muito ether e isso pode petrificar o corpo deles, podendo causar até a morte. É bem explicado isso no jogo.
jogar Jrpg com dublagem em inglês não dá xD
Realmente excelente video, vou ficar no aguardo de um dia voce fazer um de xenogears desse jeito haha, vlw haha!
Essa parada de cena importante X cena desimportante, onde a cena relevante é algo mais cinematografica e a outra é um boneco mal mexendo os braços me lembrou muito Yakuza
16 é top final fantasy sempre inova, o rebirth tá aí e mantém o “clássico” , inovar é desafiar a zona de conforto algo que ubisoft não faz por exemplo
Parece que o jogo tem mais pontos negativos do que positivos de acordo com a análise do Cogu, eu notei que as pessoas que mais gostaram desse final fantasy foi o justamente o pessoal que nunca jogou final fantasy.🤔
A melhor coisa que a saga FF fez por fim foi me introduzir ao mundo dos RPG’s. FF é um “RPG” raso, o que ele tem de fato são elementos e mecânicas de RPG, que estão se tornando cada vez mais limitados nesses atuais.; mas isso é uma característica dos jogos japoneses mesmo.
Por outro lado, o Metaphor faz um papel de imersão nas escolhas bem bom. óbvio que não é um BG3, mas de longe é o RPG mais ambicioso da Atlus e foi o que mais me interessou nesse ano.
Coincidentemente, terminei a história do game hoje. Nunca tinha jogado em FF e honestamente? Curti muito. Mesmo sabendo que ele é o mais voltado pra ação da série, tive vontade de jogar os anteriores. Sobre os pontos negativos, não cheguei a me irritar com o Clive kkkkkk Mas concordo nas expressões faciais (falta delas) dos coadjuvantes. No geral, excelente game! Foram quase 40h e ainda tem uma porra de side quest me esperando.
Existem poucas coisas no mundo dos games capazes de me fazer gastar dinheiro.
Final Fantasy é uma delas.
Comprei a versão mais completa, zerei tudo, fiz todas as missões.
Faltou coisa no jogo, mas ainda assim gostei demais.
É aquele jogo que acaba e tu sente falta saudade dos personagens.
Po Cogu sei q n tem nada a ver com o vídeo, mas queria te agradecer por espalhar a palavra do Dragon Quest 11, finalmente consegui comprar ele numa promoção muito boa e agora entendo pq você gostou tanto, que jogo maravilhoso, o enredo, reviravoltas, a exploração, tudo muito bom, obrigado
Dia 5 pedindo pro Cogu divulgar uma plataforma, mas é uma plataforma do bem! Divulga o Retroachievments pra galera Cogu!
Haha, olha só, eu concordo. Tá muito feio esse design de personagem no fanta. Desde o 10 eu acho que chegou no limite pra mim. Exatamente isso, tá parecendo boneca inflável sem estilo, sem personalidade. Vc tem total razão.
A comunidade quer saber do vídeo de jogos com carridemina
cogu, ja jogou Xenoblade?
Final Fantasy já foi minha franquia preferida. Houve uma época em que Final Fantasy era sinônimo de RPG. Hironobu Sakaguchi criava histórias com uma beleza quase inocente e, mesmo que cada jogo não fosse uma continuação direta do outro, ainda assim era fácil sentir que cada um era Final Fantasy, pois o jogo possuía alma. Hironobu Sakaguchi afastou-se após Final Fantasy IX, e desde então o jogo foi perdendo a essência que um dia teve. Hoje, Final Fantasy não é mais sinônimo de RPG. Quando se fala de RPG, existem tantos nomes à frente de FF, aliás, nem sei dizer se podemos afirmar que FF continua sendo um RPG. Enfim, me arrisco a dizer que Final Fantasy hoje é apenas um produto, um nome usado por uma empresa para atrair os desavisados. Esse é o meu sentimento!
OBRIGADO, Cogu. Essa estética de FF, do 7 para frente, é tosquíssima, pelo amor… Esses cabelos de banda de JROCK, uma perfeição dos traços totalmente desligada de qualquer realidade fenotípica…
nunca joguei um FF, baixei a demo e achei interessante. rodei com gráficos “raiz”, sem ativar FSR, geração de quadros, qualidade…. rodou sempre acima dos 70fps em ultra, depois ativando as ajudas gráticas, cravei os 144fps que é nativo do meu monitor, com um rysen 7 8700G, RX7700 XT e 32GB ddr5 5600MTe um M2 NVME 4.0, senti falta do audio BR.
Nossa mano. Não faz o menor sentido jogar um jogo japonês e cobrar realismo.
A única coisa que é realista em um game japonês é a gravidade. E olhe lá.
Eu gosto do FFX.! 😅😅😁👍🏻🙏🏻
Não, a voz do inglês não se baseou na japonês, primeiramente veio o script em inglês, depois a japonesa. Foi literalmente o contrário.
2 informações, a legenda pt br, é baseada na dublagem americana, a dublagem japonesa,tem muito mais conteúdo, queria uma tradução por fan, da versão japonesa; segunda informação, depois de forspoken, e a forsação de feiura, ninguem concorda com o seu papo, se quer jogar com gente feia jogue Concorde, ou qualquer jogo Ocidental atual…
Cogu, vou ter que discordar em um ponto: a Terra não é tão essencial em FF6 quanto Cecil OU MESMO o Clive. A gente inicia a história com ela, mas o Locke, o Sabin, a Celes, vários personagens tem a mesma importância que ela. O Clive nesse sentido põe a história para a frente mais que ela, ainda mais depois do time lapse
Fiquei muito feliz de ver que a seção do “não gostei” é maior do que a “gostei” kkkkkkk você, Cogu, tem a liberdade de falar mal desse jogo sem ser xingado
Quem teve a sandice de colocar Hackin Slash em FF?
A história pode ser a mais foda, mas não rola.
Basicamente um Devil May Cry com skin de Final Fantasy. Bom jogo mas muito destoante, muito fora do que a franquia normalmente é.
Equipamentos são quase inúteis, nem precisava ter sendo sincero. Mundo aberto mas ao mesmo tempo não. Conceito de party inexistente, jobs não existem, variedade de monstros ruim, entre outros… Novamente, ótimo jogo. Zerei e pretendo fazê-lo novamente mas um péssimo FF
Cogu, faz uma análise do novo Metal Gear… Tá muito top e bonito 🔝❤🎮🙂✌️
Eu joguei a demo e achei o jogo belíssimo, a história ao menos no ínicio tbm achei muito boa. Agora eu que lute pra comprar o jogo kkkk.
eu até queria jogar esse FF , mas nao creio que meu pc rode….. ótimo vídeo!
Foi meu GOTY ano passado, esse jogo trouxe tudo que amo, um mundo complexo (que eu pude magistralmente mergulhar nos codex e mapas de guerra), personagens e historia emocionantes (quem não chora em algum momento do game está morto por dentro), trilha incrível e alguns dos momentos mais inesquecíveis que já tive com um game (Bahamut cara, Bahamut).
Sim tem coisas ruins, umas sides chatas, Clive poderia ser capaz de correr e se o Gameplay fosse 100% ação seria melhor, mas esse jogo tem coração e é uma obra artística e pra mim isso supera problemas menores como estes.
Análise completa. Não foi meu FF favorito mas não é tão ruim tbm. Tem seus pontos altos.
O FF16 traz um sentimento contraditório, não é um jogo ame-o ou odeio-o, é um jogo AME E ODEIE ele ao mesmo tempo
passei o dia inteiro assistindo o canal enquanto organizava as marmitas da semana e sou surpreendido com um video novo, nada melhor pra finalizar
Ta no meu top 5
Quem começou pelo FF16 e for jogar o FF17, vai dizer isso não é FF, perdeu a essência mudou demais, sendo que a serie já vem mudando desde o FF2.
Clive foi um ótimo protagonista , acho que uns dos melhores do FF gostei muito dele TOP 5 fácil na minha opinião
Pelo jeito o Cogumelo vai adorar jogar o novo Dragon Age, só da pra jogar com gente feia hahah…FF 90% das mulheres e homens sempre foram bonitões haha…acho que o que tem mais personagens fora do padrão é o 9
Meu top 1 dos games é final fantasy 7,amo esse game,abraço cogu!
Meu problema com esse final fantasy foi que eu o achei muito simplista, do combate ao mundo interativo, e isso pra mim foi muito difícil de aceitar. Pô, a galera do xiv tava por trás desse jogo… então eu esperava algo mais tático, mais vasto, denso.
Cogu, te fazer uma correção, o audio original desse jogo é ingles e não japones. A versão japonesa que se fez em cima da inglesa
Foi o primeiro FF que platinei no PS5. A história, o mundo, a trilha sonora, os personagens, tudo é construído com muita qualidade e com um tom mais pesado que se afasta de outros FF e é muito bem-vindo.
Clive pra mim já é um dos maiores personagens da saga FF, ao lado de Cloud, Zidane, Terra, Tidus, entre outros.
Cogu e o Visions of Mana? Quando sai video?😅❤
O cara é o Pirulla dos Videogames, massa dms
Adoro esse canal! Todo vídeo é uma alegria!
Junto ao X, o XVI se tornou o meu FF favorito!
“Final Fantasy… vamos humanizar as mulheres ” kkkkkkkkkkkkkk a Microsoft e a Ubisoft estão fazendo isso e olha a bosta q ta sendo kkkkkk deixa as mulheres bonitinhas mesmo q é melhor
é, final fantasy rpg e com personagens legais a principio nunca mais… infelizmente
Ff16?! joga isso no lixo de um fã de final fantasy
nossa… queria mt jogar esse jogo, pqp
Com algumas mudanças se tornaria facilmente um hack’n’slash é um bom jogo mas de final fantasy é apenas a história e referência ja a jogabilidade não é a mesma fechei o game duas vezes com um total de 80 horas de jogo. Nota 7,5 ta otimo.
Cogu, na dublagem desta vez você errou. Ff16 foi dublado primeiramente em ingles e depois em japonês. E a intenção foi trazer um modo de falar na época da inglaterra medieval.
Tirando os bosses e a trilha sonora, eu fiquei bem decepcionado com esse jogo, por se tratar de um final fantasy “principal” eu esperava as coisas que definem final fantasy, como um sistema de party com personagens interessantes, um mundo que eu quero explorar/conhecer mais, ou quem sabe, o principal, ser um RPG.
Não gostei da lore/mundo/quests/personagens(só o cid ficou legal), e como eu já não gosto de hack n slash tipo DMC, o 16 ficou como o pior FF principal junto com o 13 para mim (joguei todos a partir do 7).
Resumindo, deveria ter sido um spin off tipo o stranger of paradise.
Cogu vc tem que jogar o 15, final bem épico
Tô jogando ele nesse exato momento e acho que é: OK como jogo, MUITO BOM como “filme”.
A gameplay é muito simples e em nenhum momento foge do que ela te apresenta já no começo. Em momento nenhum eu senti vontade de avançar no jogo pelos combates ou pela expectativa de o quão legal seria um chefe, sempre foi só com a vontade de saber como a história iria andar. Só que o plot do Clive em si é bem “besta”, o jogo brilha mais quando tem um foco maior nos inimigos.
Sobre a gameplay, é basicamente spmmar ataque e o combo de habilidades. Como não tem nenhum sistema de elementos ou fraquezas, a maioria das vezes se resume a jogar todas habilidades sem sequer pensar numa estratégia. Os sistemas de equipamentos e árvore de habilidades são bem simples e só poder usar o Clive é parte do que deixa o combate tão “xôxo”
o pior FF já feito, boa música e cenas de batalha dos summons…fora isso chatísssimo, esmaga botão fraquíssimo!
Eu achei um absoluto lixo esse ff
Esse FF é meio sem graça, ele é bom em muitos aspectos mas para um jogo da franquia FF é bem fraco. Eu gostei até, mas dificilmente ele entrará no meu top 10 FF de todos os tempos. Aliás, temos que falar do preço também e do que a SQUARE fez no PS5, socando preço alto em jogo e DLC, absurdo isso. Na minha opinião, vale muito mais a pena hoje começar FINAL FANTASY pelo XV, Strangers of Paradise ou pelo VI do que por esse ai, depois eu diria pra jogar o XIV e dai seguir viajem.
Meu FF favorito é o XII
O protagonista é o personagem menos interessante , apesar de gostar dele
vc quis dizer devil may cry com nome errado né
FF 16 foi minha decepção do ano passado, eu gosto de rpgs de ação mas 16 foi uma pegada mais hack Slash e mto simplificado, combate sem profundidade, não existe fraqueza elemental, status negativos, n tem como fazer build, pra mim faltou essas nerdices e infelizmente n pretendo jogar de novo.
O começo do jogo me fisgou com a história intrigante, as tretas políticas e as batalhas épicas entre os eikons, mas depois acabei odiando minha experiência. O combate é monotono, fácil e não requer nenhuma estratégia, elementos de rpg são inexistentes e o senso de progressão de personagem também é 0. A história tem muitos altos e baixos, eu me pegava aguardando ansioso pela próxima set piece épica, enquanto passava horas passeando por cenários genéricos e lineares. Mas o pior pra mim é como o mundo parece morto, o jogo espera que eu acredite que to jogando num continente gigante cheio de tramas políticas e guerras por territórios mas em momento nenhum passa essa sensação. O pior Final Fantasy que eu já joguei
Ate q enfim um FF com combate bom e não de turno
O problema desse jogo, mais do que o sistema de combate morno e as subquests enfadonhas, é o ritmo. Tem horas e horas de vários nadas pra alguns momentos de história empolgantes – e o ciclo se repete várias vezes durante toda a campanha.
Eu achei esse final fantasy maravilhoso foi um novo respiro da franquia
Cogumelando faz Pixel a Pixel do Cadillacs and Dinossaurs do arcade
O final n gostei
Pronto, não sou grande fã de Final Fantasy (embora ame RPG), mas você me deixou com vontade de jogar esse logo nos primeiros minutos ao falar sobre a coesão do mundo.
Os protagonistas, o homem de cabelo preto e a mulher de cabelo prateado, pra vc ver que nem o nome eu lembro, tem gosto de pepino. Mais sem graça que zorra total ou praça e nossa.
Mas o capricho com os gráficos, músicas, combate, é algo incrível! Merecia melhores vendas, já história, é boba.
Eu me senti o super man jogando ❤
Ainda não joguei todos da linha principal, mas meu favorito é o 9. Amo esse jogo! E esse 16 eu tô com bastante vontade de jogar
Eu não sou fã de Final Fantasy, mas o XVI me deixou completamente apaixonado.
Eu comecei jogando FF por esse hahaha. Depois parti pro 7 e pro 7 rebirth o próximo será o xv
Boa cogu! Lembro de ter falado sobre o XVI pra você quando te vi na Gamescom, muito bom que você conseguiu experienciar esse jogo incrível!
Já tem 30 anos a frente de seu tempo da franquia Final Fantasy completou nos últimos tempos impressionante.
finalmente, tô curioso para saber o que vc achou dessa BOMBA.
Aí salvou meu domingão 👊🏻