A VERDADE sobre FINAL FANTASY XVI
Final Fantasy XVI é um jogo complicado de se abordar. Ao mesmo tempo que muita gente amou o décimo sexto título da série, por outro lado, muita gente não gostou. Alguns, dizem que não devia nem carregar o título da série principal e outros clamam que mesmo distante das origens da série ele é um genuíno jogo da franquia. Mas porque isso ocorre? O que é Final Fantasy XVI e o que ele representa para a franquia? No vídeo de hoje, eu te conto a verdade sobre esse jogo, dois anos depois de seu lançamento. Seria ele um jogo injustiçado?
#jrpg #finalfantasyxvi
Views:15615
Taqs:final fantasy 16,ps5,final fantasy,final fantasy xvi,final fantasy xvi review pc,final fantasy xv,final fantasy 7,final fantasy ix,final fantasy rebirth pc,xbox,pc,xbox series s,playstation 5,final fantasy xvi pc,final fantasy xvi xbox series x,games,rpg,jrpg 
コメント
コメント (276)
トラックバックは利用できません。









	
	
	
	
	
	
	
	
	
 
 
 
 
 
 
 
Oi, meu povo! Segue algumas infos caso queiram apoiar o meu trabalho <3
Tiktok: gustanopixel
Instagram: gustapixel
Twitter: MeGusta182
Quer comprar um vídeo game e ainda apoiar o canal? Use meus links da Amazon Final Fantasy VII Rebirth:https://amzn.to/3Tunzn2/
Persona 3 Reload (PS4 com upgrade para PS5):https://amzn.to/3ulfSp2
PS5: https://amzn.to/3rbLKuv
Nintendo Switch 2: https://amzn.to/43YdRhI
Xbox Series X: https://amzn.to/3D4g2C3
Controle PS5 : https//amzn.to/3NtNVzh
Dragon Quest III Remake: https://amzn.to/48MzDpk
Nuuvem: https://www.nuuvem.com/br-pt/
XVI é épico. Dito isso, se fosse de turno e menos linear, teria sido o melhor Final Fantasy.
Talvez você nem veja isso, mas já deixo aqui mesmo assim pra engajar. Eu gosto de chamar o FF7 e 8 de Sci-Fantasy, acho que encaixa melhor, é tipo aque filme de terror que te faz dar risadas intencionalmente (terrir) ou a comédia com um enre profundo que te faz chorar (dramédia), esses dois jogos misturam bem magia e tecnologia, então eu chamo assim pra não ficar só fechado em “é mais um sci-fi, é mais um jogo medieval” eles tem nuances e transitam entre generos
Ele tem um estilo totalmente igual a série Tales of
Tudo bem virar action, mas precisa abandonar até o DANO ELEMENTAL??? kkkkkkkkkk
Tenho, joguei, terminei e está emprestado com um amigo porque provavelmente nunca mais colocarei no drive do PS5.
Sinceramente eu ainda sou fã série, mas os XV e XVI estão nos últimos lugares da linha principal no meu julgamento.
E não é por ser action, isso eu pude suportar, mas controlar somente um personagem, acabando com o conceito de party desde do I foi demais. E não me venham falar que a boy Band do XV é uma party, eu não tenho gerência alguma sobre eles.
O VII reload e remake mostraram que é possível, espero que no XVII tenham aprendido.
Edit: lendo comentário dizendo que não tem importância o jogo ignorar a mecânica de elementos … 🤬
To jogando pela história que… o game? curti não, nem considero RPG aquela porra, tem nem Status Effects aquelas merda.
Cara…eu matei um Boos só apertando o quadrado, com uma MÃO SÓ!!!
Cara… não sei, talvez por causa do Xenoblade que… foi o divisor de águas nos RPGs atuais, pra mim Xenoblade é o que deveria ser os FFs atuais.
Isso que nem vou entrar no mapa, cara… mapa ENORME E VAZIO!!! PQP, MUITO PROBLEMA
O 16 ainda não joguei, mas o 15 eh tenebroso de ruim
Eu particularmente gosto MUITO da franquia. Joguei alguns dos títulos antigos, praticamente todos os novos e uns Spin-offs (Type-0 e Stranger of Paradise).
Há um certo padrão na condução das coisas pela SE, principalmente na construção e estruturação do sistema de combate. Ele tende a ser coeso com alguns aspectos centrais e demais que lhes seguem. Dá para subdividir entre: sistema de magias – combate corpo a corpo; Fraquezas elementais, buffs e debuffs de status; Invocações; Classes com atributos e habilidades diferentes entre si e, por fim, número de personagens jogáveis. Todos os jogos possuem um ou outro aspecto como princial e os demais como secundários, podendo até excluir alguns de acordo com a conveniência.
O FFXVI possui uma mecânica até então única na sequência. Os poderes estão vinculados aos EIKONS e, em que pese possuam elementos diferentes, o único impacto existente é no tipo de dano e no visual da habilidade, aplicando a lógica do Hack’n Slash as características próprias de cada uma das árvores de habilidades.
Eu platinei o jogo e achei fantástica a proposta, mas destoa um pouco dos outros games.
Eu estou finalizando o jogo nesse momento. Joguei todos os titulos numerados e em questão de historia esse jogo é nota 10. Realmente me decepcionou o lance do dano elemental, não ter uma party etc etc. Eu adoraria poder controlar a Jill, o Cid, Joshua. Em questão de combate acho que o expedition 33 mostrou que o combate de turno não está morto, e tem sim como exploraro para deixa-lo interessante e desafiador. Eu sou fã de combate de turno então eu prefiro. Mas o combate do game também não é ruim. Em resumo eu acho que muitas coisas poderiam ser melhores mas o titulo ainda é muito bom.
11 é demais. Eu jogo ele no servidor Catseye. 😃
Em todo FF é sempre a mesma coisa. Os fãs vão sempre reclamar das mudanças da franquia. Eu não joguei o XVI por não ter console atual, mas a única coisa que realmente me incomodou, foi a questão dos elementos. Você tem habilidades elementais, mas não tem a dinâmica de fraquezas e vantagens sobre os eles. Então porquê ter diversos elementos? No mais, o jogo parece ser bem legal de jogar.
Eu tenho e gostei muito. A historia é muito boa mas Clive tem realmente um anel que facilita muita coisa.
“O que fez FF16 um jogo não tão legal da série para mim?” – Ele ser na verdade um arremedo de Devil May Cry… Um verdadeiro wannabe que nunca será! Tivesse ao menos refinado o combate pra parecer de VERDADE um DMC de respeito, mas nem isso fizeram! Não tem profundidade alguma… Sistema de equipamentos praticamente inexistente! Me desculpe, cara! Defender o jogo apenas pela sua história e por um “talvez” bom sistema de combate não é o suficiente! Esse foi o primeiro desde o FF6 (quando conheci a franquia e se chamava FFIII no SNES) que eu não joguei quando lançou e que mesmo jogando depois na conta de um amigo, fico feliz de não gastar um tostão nessa tosqueira!
Edit: Parece que vão na contra-mão do que os fãs pedem tentando trazer novos jogadores que garanto, não largam seus celulares e seus Free fire por nada e ainda conseguiram afastar os fãs de longa data… Pq digo isso? Volte na história do FFXV, lembre-se de quando ele foi lançado e do quanto reclamaram do fato de vc não poder controlar de verdade os personagens da party além do Noctis… Oq fizeram? Durante as atualizações, veio uma que possibilitou isso e o jogo começou a receber mais e mais elogios sendo a versão Royal Edition hoje muito bem avaliada! É tão simples e tão na cara que a SE merece tudo de errado que anda acontecendo com ela… Especialmente no FFXIV que está capengando como nunca em toda sua história e toda rejeição que o FFXVI recebeu e ainda recebe… Oq me deixa triste nisso tudo é que não acredito estar escrevendo este tipo de coisa de uma das franquias que mais me emocionou depois que a descobri e joguei todos os seus jogos… Uma pena, mas é oq é!
ótimo video Gusta, te falar essa gameplay é qual plataforma parece do PS5 pelo comandos do controle, a resolução do game para está muito abaixa, não sei se a qualidade de video mas a gameplay é assim mesmo? o que me afasta desse jogo é sua otimização
Obrigado por citar o MELHOR FF já desenvolvido! FF12 é o melhor disparado! Game muito bem estruturado e seu sistema de Gambits é fenomenal.
Cara não sou de reclamar dos jogos…fui jogar o FF XVI de mente ansioso e de mente aberta. Foi extremamente decepcionante. Zerei e joguei diversos jogos da franquia Final Fantasy e sem dúvida alguma este é o pior jogo da franquia pra mim. Game play chata e travada, quando a história parece q vai engrenar ela trava e fica desinteressante, relações familiares e amorosas que não convencem ou até não se justificam. Como uma amante de Game of Thrones eu acho q miraram nele e acertaram em um enredo raso e genérico. Fora as 5 vezes que o game desacelerou e travou meu ps5, me forçando a esperar 10 a 15min pro console reportar o erro e reiniciar.
esse jogo é um lixo ele é super facil ele não tem nem uma dificuldade não tem outros personagens é um lixo só tem o nome mesmo
Esse jogo é bom, mas foi outra vítima do “nuttelismo”
O problema do FFXVI não é ele ser um action, muito menos ele ser diferente. O problema é o gameplay ser fraco, preguiçoso, os diálogos serem quase sempre fracos também, o plot ser previsível demais. É um jogo bonito, mas mediano, não surpreende e não se destaca em nada do que faz.
Cara eu sempre amei a franquia Final Fantasy, ela é minha franquia favorita. Amo todos os jogos, cada jogo tem seu charme, tem seu estilo. O problema do povo é que todos os jogos tem que ter a mesma pegada do seu Final Fantasy queridinho do coração. Pra essas pessoa eu tenho uma coisa a dizer, “Eu sinto muito pra vocês” pq escolheram a franquia errada pra amar. Final Fantasy é isso se diferenciar um do outro, cada um ter sua própria identidade, seja na historia ou no sistema de combate.
A verdade, para mim, é que não tive interesse algum nele. 15 já foi uma decepção e 16 se mostrou uma nova decepção. A minha sorte é que a Atlus não desapontou com smt V.
maior problema disparado pra mim neste jogo é a sua otimização, para um game que mais está pro hack n slash era de suma importancia rodar em 60fps nos consoles (xbox e ps5) consequentemente as placas de video que tem o poder equivalente a eles também iriam rodar em 60fps
eu gostei mais do 16 do que do 15
É uma merda chata e enfadonha, essa é a verdade.
Um FF com uma das melhores histórias e protagonistas já criados.
Como grande Fã de Final Fantasy, tenho 40 anos e já joguei desde os 1/2/3 ….. de Snes até o atual 16, e esse jogo tem seus defeitos que não são poucos, porém, os defeitos são facilmente superados pela história.
Defeito que percebi logo de início, a movimentação é sofrível demais, fora de combate o Clive parece um estoquista de supermercado carregando caixas pesadas, e não um herói treinado, saudável, e abençoado pela Fênix pow…..afff
As missões paralelas são a coisa mais chata que eu já vi num jogo, que porcaria fizeram aqui meu Deus…
As magias não fazem a menor diferença, você ataca is inimigos de FOGO com FOGO e causa dano igual ao bater com GELO, ou vice versa….. isso é inaceitável num RPG.
Dificuldade inexistente, fui morrer 1x lá perto do final enfrentando o Odin ….. e foi uma vez só, na segunda tentativa já matei, fui morrer de novo nos bosses das Dlcs que estes sim, oferecem uma dificuldade dignamente aceitável, o último chefe foi mais fácil que todos os anteriores, não morri nem uma veizinha sequer hahahahahaaa
As missões paralelas continuam sendo muito chatas, se ler este comentário aproveite a dica e passe batido por elas, na reta final antes de ir enfrentar o último boss tem duas linhas de missões só que valem a pena fazer para poder abrir as DLcs, estarão disponíveis apenas já nesse ponto, portanto você não vai perder elas jamais.
O Chocobo é completamente inútil, vai por mim hahahahahaaa
Não se esqueça das missões paralelas, elas são insuportáveis.
cara, eu peguei o PS5 pra jogar o Rebirth, o FF XVI me divertiu mais… bizarrro
Acho que um problema é que FF sempre lançou tendência, nesse aqui ele seguiu uma fórmula padrão de action rpg
Eu gostei desse FF, mas o 15 foi superior em questão de horas de gameplay e mundo aberto.
O que senti falta no XVI foi um vilão mais foda, em poucas horas de gameplay você entende todo o Roteiro, e segue com esse protagonista sem sal e que se sente culpado por tudo.
O primeiro erro foi ter Game of Thrones como inspiração.
Não é injustiçado, é só pouco inspirado e só mais um hack n slash qualquer.
Acabei de zerar o FFXVI e minha conclusão é que ele é um jogo injustiçado sim!
O FFXVI tem uma das melhores histórias da franquia, narrativa excelente, construção de mundo linda e até o combate acabou me conquistando. Entrou para meu top 3 e tô muito feliz de ter conhecido essa história.
Faltou mais estratégia ao game, mas a história do game é excelente, com uma pegada mais madura e abordando temas pesados
Pra mim é o jogo mais bonito de todos, os efeitos, os cenários são impecáveis. Mas o que me chateia é não ter muito estratégia elemental, pra incentivar a querer mudar a build. Não tem as fraqueza que estamos acostumados. E o que me frustra também é ele não ter nada secreto. Um baú secreto, um chefe secreto. Que te faça explorar o mapa. Então ficou cru demais o jogo. Sai batendo, nem precisa variar as builds, faz a história, e o jogo acabou. Não tem mais nada.
Missões secundárias são uma porcaria.
Joguei todos os FF até o FF XII. E posso afirmar que o FF XII era o melhor da franquia até então (Tenho muito carinho pelo FF IX também). Não concordo com alguns pontos. Sucesso.
Eu gostei desse FF, mas eu sinto falta de ter uma party mais controlavel e simpática. O FFVII remake e rebirth me traz um pouco isso. Mas o XV e o XVI foi o ponto q mais decepcionou.
Acho fantástico como a franquia FF se reinventa a cada jogo (exceto FF11, FF12 e FF14 – não curti muito, apesar do 14 ter uma história excelente). FF16, pra mim, é um dos melhores jogos do PS5 e talvez meu preferido no console. Como sou fã de hack and slash, o combate foi um bônus e tanto. Só acho que as side quests poderiam ser melhores, e a falta de fraquezas elementais nos inimigos é um pouco decepcionante. Fora isso, o jogo é simplesmente irado
Comprei o FF16 quando saiu no Xbox Series S, e… que joguinho indeciso.
– Veja, ele quer ser um Action RPG, mas os atributos do Clive são meramente uma mecânica pra te impedir de matar todos os bichos. Poxa, eu não consigo nem buildar o Clive cara, aquela árvore de habilidade é uma merda
– Ele quer ser chamado de Final Fanatasy, mas eu não posso comandar meus parceiros de luta, nem fazer builds pra eles
– ELE QUER SER UM HACK AND SLASH, MAS DEPOIS DE 50 HORAS, VOCE AINDA TA FAZENDO O MESMO COMBO, SÓ QUE COM A NOVA HABILIDADE QUE VOCE GANHOU, QUE POSIBILITA NOVAS OPÇÕES.
– Ele quer ser um Final Fantasy, mas não tem dano elemental.
– E cara, ele ser de mini mundos conectados me broxa também. Se ele fosse mundo aberto, tipo o 15, OU O FF 7 REMAKE PARTE 2!
Spoiler(mas sejamos sinceros, o Joshua não dá nenhuma explicação do porquê somente naquele momento ele se junta ao Clive, e nem tem sua personalidade mostrada direito.)
Vou zera essa maravilha com certeza, depois do 7 rebirth já que terminei a parte 1 do remake, e to zerando o final Fantasy 10 também kkk
Eu achei o jogo fantástico, virei ano passado e escuto essa trilha incrível até agora. As batalhas de chefes foram as mais épicas da série na minha opinião, mas concordo com o pessoal que a dificuldade é baixa e com o problema de não haver fraquezas elementais.
Fora isso pra mim é um jogo absurdo.
platinei recentemente,eu acho até melhor que o 15 !
O meu maior problema é a difuculdade. amo rpg de turno, meu genero preferido. Mas eu aceito a mudança, pois genuinamente ainda é FF.
– FF sempre teve mudanças Drasticas.
– O problema é a facilidade extrema, não foca nem em fraquezas, tudo é muito simplório e raso.
– SE ele fosse extramemente mais dificil, sem mudança de dificuldade. onde tivéssemos que explorar fraqueza do inimigo em elementos e partes fracas, já ia chamar atenção absurda até para quem odeia a franquia em sí.
– Na moral? Lembra do Valkyria Elysum onde outra franquia famosa de rpg de turno da era de ouro dos jrpg virando hack slash, pelo menos valkyrie Elysum te trazia tudo isso; fraquezas, difculdade. o problema? historia não é coesa e graficos simplificados.. Se tivesse pegado essa gameplay do valkyrie elysum melhorando um pouco, manter esse grafico e historia do XVI seria ambos jogos muito acima da média. era só misturar o melhor de ambos para se completar.
estou jogando o ff16 agora, estou com quase 40 hrs, é um jogo muito bom, principalmente pela historia e batalha com os eikons, mas tem defeitos muito gritantes, expressão faciais horríveis, falta de conteúdo no mundo aberto, a otimização de jogo é horrível tb, na moral, tem coisa nesse jogo que parece da época do ps2, os personagens parecendo uns bonecão, mas mesmo assim o jogo é muito bom, acredito que a square tenha que fazer um motor gráfico com tecnologias atuais para fazer o próximo game numerado da série, para um ff está muito distante do que eles traziam em termos de tecnologias para os jogos toda vez que saia um ff novo.
final fantasy sempre busca mudar e se atualizar com o mundo, não tem por que criticar ele e dizer que fugiu das raízes, pq é isso que ele busca.
Eu só joguei o 15 e o 16 gostei bastante dos 2 acabei de zerar o Black myth Wukong que é um jogo bem difícil e gostei de mais do ff16 não é um jogo difícil mas se vc não usar os 3 itens que vem no começo fica melhor as questões dos ataques vc saber quando usar e como usar também é muito massa a história eu gostei os Boss eu gostei a trilha sonora é sensacional no fim é um jogo muito divertido tem seus problemas sim mas no fim é muito divertido
Vem ser feliz no switao 2 da massa, FF XVI !
Um jogo totalmente dedicado em cutscenes, side quest totalmente irrelevantes, gameplay facil, sem aspectos elementares… Se tu assistir os videos que existe aqui na plataforma das cutscenes vale mais a pena que pagar o preço absurdo do jogo, porque a maior parte do tempo é com o controle no colo assistindo o jogo e não jogando (e quando joga é fácil e chato)
Eu gostei muito do XVI, o Clive se tornou meu protagonista favorito, porem o jogo peca em algumas coisas que não deveria, coisas que talvez se tivesse uma visão fora do CBU3 pudesse ajudar. E eu joguei o Rebirth pouco tempo de depois e em todos os lugares que o XVI peca o Rebirth DESTROI, a party é incrível e a jogabilidade de todos muito bem trabalhada, a falta de magias elementais, o loot e a criação de itens do Rebirth é muito bem feitinha. E o fato do hack n slash dele não ter combos tão profundos como um DMC ou Bayonetta tbm é meio broxante.
Gostei do review. Para mim, o 16 tem a melhor história dentre todos os Finais Fantasy que já joguei (I, IV, VII, VIII, X, X-2, XII, XIII, XIII-2, XV e XVI).
Gostei muito do Clive. O romance entre ele e a Jill é bem desenvolvido e o Cid, de fato, é um cara muito marcante.
A gameplay é bem diferente, a meu ver, não é a melhor, mas me agradou.
Eu tive a oportunidade de jogar apenas recente, que saiu para o Xbox. Joguei no Series X e rodou bem limpo.
Esses action rpg eu passo longe…
Faltou Classes como no FF14. Seria tipo dragons Dogma, tudo é automático nesse jogo, Dano elemental esquece, pode usar fogo num inimigo de fogo, nem faz diferença. Realmente muito fraquinho.
11:22 pra mim requiem slash é mais coordenação motora que estratégia. Se o cara é bom o suficiente ele vence o inimigo não importa o quão forte ele seja. Quem gosta de controle e estrategia dificilmente aprecia requiem slash
6:31 do 7 ao 10 só obra de arte. 11 e 12 são lixo puro. Xiii é jogavel
0:13 é final fantasy mas tem cara de devil may cry
Do 7 pro 8 teve muita mudança sim! Principalmente nos modelos dos personagens!!!
Pra mim, esse jogo é fantástico e um dos melhores que joguei nos últimos anos.
Consegue ser pior que o 15, podia carregar qualquer nome que não seria confundindo com final fantasy
Tô curtindo o game 🙂
O problema do FFXVI é q ele n é nem um bom RPG nem um bom Hack and Slash. Porém é, certamente, um FF, mais por conta da ambientação de mundo que qualquer outra coisa.
Esse jogo é raso em um nível que incomoda durante toda a gameplay. Eu preferi esquecer que ele é um FF e curtir a jornada. Triste é ter que esperar um FF novo depois que o próprio 15 não é tbm lá essas coisas.
Mano to jogando agora, vou logo dizendo o jogo é foda, mas tem problemas, a historia por exemplo acho que poderia ser melhor desenvolvida, nao e ruim mas senti falta de algumas coisas, tanto que chega um ponto que a historia fica meio clicher em alguns pontos, ou seja a historia e boa mas poderia ser muito melhor, o combate para mim é perfeito, gostei de mais acho que esse estillo de gameplayer combina de mais com final fantasy,mas senti bastante falta do rpg, muito mesmo, enfim o jogo é foda mas tem seus problemas, so espero que um pouco da historia do 16 seja aproveitada nas proximas edicoes, od Ekons sao incriveis , tem muito potencial
O combate é otimo, problema pra mim foi não poder trocar de personagem, as skills serem quase todas iguais em todos elementos mudando só detalhes (Algumas nem isso, ficava com efeito de fogo em todos elementos) e por fim a repetição de lugares e inimigos, parece que a historia nunca tá andando, tu enfrente o mesmo inimigo umas 4 ou 5 vezes
Cara, apesar de visualmente muito bonito, antes da metade do jogo, fica insuportável o Final Fantasy XVI. Mundo vazio, poucas ou quase nenhum sistema de evolução, mecânicas horríveis de combate, ser extremamente repetitivo. Esse jogo é ruim demais.
Esse jogo é muito ruim, é uma afronta a série.
jogo q me deu sono, tem cenas muito fodas, mas o combate e tao sem sal q n conseguir jogar por muito tempo, sei la, literalmente vc so anda e da uns tapinhas e solta um ou 2 especiais, a historia parecia ser boa, mas sempre a game play extremamente repetitiva me deixou bem chateado, n recomendo esse jogo pra ninguém
por isso eu passo longe dele, nem tenho a minima vontade de jogar. prefiro o ff7, muito melhor. O jogo quer ser um devil my cry, o jogo todo é so vc sentar o dedo no botão, sem estrategia, um jogo monotono do inicio ao fim. Que video chatoo, não é a toa que ele defende o jogo. video chato falando de um jogo chato.
Não é ff esse título
Isso nao é Final Fantasy deveria ter outro nome! É um jogo mediocre que só se destaca em qualidade sonora de resto é totalmente esquecivel!
Sempre fui muito fã da franquia e sempre gostei dessa mudança de um game pra outro, principalmente porque com a distancia de um game para o outro, os tempos mudam, publico alvo muda.
Joguei recentemente o 16 e eu gostei bastante, confesso que o combate me pegou um pouco no começo mas a historia me prendeu, conforme fui entendendo a dinâmica do combate e como funcionava de fato o game fluiu pra mim até o final e quando terminei o Jogo e o fim da historia eu entendi “isso realmente é final fantasy”
n da pra entender esses dev. o jogo tinha uma característica de turno fazia sucesso por isso, e eles vão lá então vamos mudar tudo queremos fazer sucesso não, vai entender, normal não quererem chegar nem perto do 15 e 16, concordo que o 12 foi o único que mudou e teve uma mecânica divertida e nem pra repetirem a dose do ff12 que como ta no vídeo foi um sucesso foram capazes de recriar, infelizmente a série acaba acaba perdendo sim o seu prestígio, ainda bem que tem dev. como os que criaram Clair Obscur na falta de um FF novo que poderia ser bom mas não é (minha opinião claro, e provalvel da fan base dos FF antigos ^^ ) talvez a nova geração até prefira esse tipo novo mas pela choradeira da square de todo ano n é bem assim.
N comprei até hj pq achei muito estranho o protagonista n curti
Vejo Final Fantasy sempre como o “laboratório” dos jrpgs. Os caras nunca tiveram medo de experimentar novas tendências e mecânicas e temas, espero que continuem sempre assim.
Inimigos faceis que sao esponja de danos, e npc obtusos
Fiz 100% com as dlcs jogo é muito bom , porém muito mau otimizado , quedas terríveis de FPS e resolução muito baixa em grande parte do jogo . No ps5 pro deu uma melhorada nas quedas de FPS, mas não ouve otimização pro console mais poderoso do universo .
Jogo ruim demais… seloko!!
Não sou um fã de longa data de FF, visto que meu primeiro ZERADO foi o FF VII Remake no ano passado, mas zerando essa semana o FF XVI, posso dizer que gostei muito, mas realmente esses “defeitos” apontados aqui nos comentários, eu concordo. A questão da party por exemplo foi bem citado.
A história do jogo é maravilhosa. E o Cid se tornou um dos meus personagens favoritos de toda a franquia FF
Para min, o que causou essa estreia morna foi as polêmicas de jornalistas Wokes em torno do jogo, vários canais especializados acusaram o jogo de falta de diversidade, pessoas negras, etc. Caluniaram devs, promoveran cancelamento no Twitter e muito mais. A coisa boa dessa história é que a Square abandonou a consultoria woke da Switch Babe Inc. Mas o dano já está feito. Um jogo com muito potencial, mas que virou bode expiatório de jornalistas Wokes e Lacrolas.
Estou finalizando o último ato de FFXVI mas já tenho minha opinião formada sobre o jogo.
ARPGs nunca foram meus favoritos, mas o FFXVI me conquistou! Não pela sua ganmeplay que possui seus defeitos, mas pela sua história épica, seus personagens marcantes, suas cinematics incríveis e também por quebrar tabus que no Japão ainda são polêmicos.
FFXVI traz mudanças importantes, mesmo apesar da gameplay, se tornou um dos meus favoritos da franquia.
A minha impressão foi a seguinte, o nome “Final Fantasy” é automaticamente associado à RPG e seus elementos, da mesma forma que ao comprar um Call of Duty você tem a expectativa de se tratar de um FPS. Quando você pega um jogo da franquia principal que não te entrega isso, aí a decepção é forte. A história é bem interessante mas o combate me tirou completamente, se eu quisesse jogar um DMC, teria ido atrás de DMC, não de Final Fantasy. Isso vai além apenas da questão de turnos, sem party, sem a roda de vantagens elementais, as armas não tem particularidade alguma e por aí vai.
Mesmo as batalhas de “Megazord” são basicamente QTE, o impacto visual é bacana mas na prática você mais assiste do que joga, o combate é ainda mais raso que o jogo normal.
Ele não é necessariamente um jogo ruim, o problema aqui foi ter sido vendido como um FF numerado, não como um spinoff tipo Dissidia, Tatics, Dirge of Cerberus, Stranger of Paradise, etc. Onde o subtítulo já entrega que será algo fora da curva.
Olá, Gusta! Tudo bem? Primeiramente, muito obrigado pelo vídeo — curti bastante a forma como você abordou o tema.
Com todo respeito, gostaria de discordar de alguns pontos mencionados, tanto por você quanto por parte da comunidade fã de Final Fantasy, incluindo alguns comentários aqui mesmo no vídeo.
Para contextualizar, vale dizer que Final Fantasy XVI foi o meu primeiro contato com a franquia. Joguei por indicação de um amigo veterano em FF e, após terminar o jogo, fiquei tão empolgado que fui atrás de outros títulos. Atualmente, estou jogando Final Fantasy V. Ou seja, FFXVI serviu como porta de entrada para mim — e essa é uma qualidade que eu valorizo bastante.
Sei que comparar FFXVI com os títulos antigos é uma tarefa difícil, pois o jogo é bem diferente. Mas será que isso é ruim? Eu diria que não. Essas mudanças refletem mais a evolução da tecnologia, dos desenvolvedores e do próprio mercado do que uma simples vontade de mudar por mudar. Em outras palavras, é uma transformação natural — de estilo, jogabilidade, narrativa, entre outros.
Na sua crítica, senti que houve uma mistura entre falhas técnicas e escolhas de design que talvez merecessem uma separação mais clara. Por exemplo: quando você fala sobre problemas de otimização, entendo que está fazendo uma comparação com outros jogos da mesma geração — o que faz sentido e se trata de um aspecto técnico, objetivo. Já quando comenta sobre a ausência de uma party mais ativa, aí entramos no campo do gosto pessoal e do design do jogo — algo subjetivo. Misturar esses dois tipos de crítica sem deixar isso claro pode acabar confundindo parte do público e levar a conclusões precipitadas sobre a qualidade do jogo.
Ainda assim, reconheço que você também menciona aspectos técnicos positivos, como a trilha sonora e a construção do mundo — especialmente o protagonista, que realmente é um ponto alto.
Falando por mim, mesmo sendo novato na franquia, acho difícil imaginar uma história de FF mais bem escrita do que a de FFXVI. Como você mesmo disse, é uma mistura de Game of Thrones com Berserk — e funciona incrivelmente bem. Os personagens, vilões e o desenvolvimento narrativo são impecáveis. Para mim, isso é o que define um bom Final Fantasy: uma grande história.
A trilha sonora é outro espetáculo à parte — épica, emocionante, envolvente.
A jogabilidade é divertida, fluida e sem bugs. Sim, ela pode se tornar repetitiva, especialmente depois que você define sua build, mas, mesmo assim, o sistema de combate é muito satisfatório.
Antes de encerrar, só uma observação sobre Lords of the Fallen. Não sei se você se referiu ao de 2014, que não joguei, mas se estiver falando da versão de 2023 (especialmente após o patch 2.0), recomendo dar uma nova chance — o jogo está excelente e se tornou um ótimo soulslike.
No mais, agradeço novamente ao meu amigo por ter me recomendado FFXVI. Segundo ele, é top 3 da franquia, ficando atrás apenas de Tactics e FFVIII.
Ah, e se tiver interesse, tenho uma teoria bem pessoal sobre o final do jogo que adoraria compartilhar por aqui.
Um abraço e até a próxima!
Tentei jogar mas a mecânica de combate é muito chata , parece um devil may cry da shopee
O problema é que tem muita conversa muitos diálogo imensos
O erro foi NUMERAR, se fosse FF slash, FF action ou FF fight Hauahha seria de boas, mas numerado tem que ser estratégico, elemental, manter as raizes!
Maior decepção foi a história geral. Começa bem game of thrones das ideias de forma muito boa, depois na metade piora bastante. Reinos caindo de forma patetica e vira meio que um checklist de destruir todos os cristais, mas a forma como eles chegam até esses cristais e a forma como os reinos ruem por dentro é completamente fora da realidade. É como se os reinos fossem extremamente frageis a troco de nada. E no final termina generico pra kct com um vilão que é um entidade maligna generica e com objetivos genericos pq sim. Tem bons personagens e tramas interessantes, mas a história geral é assim, começa bem e termina mal. O combate é bom, mas não é essa coisa incrivel que alguns falam. Os inimigos são faceis, mas são esponjas de dano e isso faz o combate se tornar monótono. Eu gostei sim, dei nota 8 por conta dos pontos positivos que você falou e outros que não irei abordar aqui. Mas esses pontos fracos que citei, quase binguem fala
quem não gosta é viuva dos turno
Cara… respeitosamente, nunca discordei tanto de um criador de conteúdo como discordo do que foi dito nesse vídeo. Hack’n slash é estratégico!? Pelo amor de Deus! Sem mais! Esse aqui tá pior que o Davy Jones.
Joguei na época de lançamento e o que posso dizer, até por ser desenvolvedor: A história entretêm e é boa, mas é totalmente esquecível. Vilão principal? Um lixo total que eu nem lembro direito o nome. Gameplay? Totalmente hack’n slash genérico. Design de personagens? Tirando os dois irmãos, o resto é totalmente esquecível. restante do gameplay? Barato e notadamente pouparam grana de desenvolvimento pois foi feito na mesma época do 7 Rebirth então não tiveram verba sequer para desenvolver um mundo aberto. Dungeons? Completamente lineares e repletas de decorações repetidas o que demonstra a falta de capricho ou de orçamento. Linhas retas e sequer um mini mapa foi colocado o que faz com que o jogador fique confuso mesmo elas sendo tão lineares. É mapa point and click. Minhas considerações hoje e nota: Final emocionante que no calor da jogatina, me fez cheorar mas esquecível. Para um Final Fantasy, dou nota 6. O que ainda salva são as lutas dos Summons. O 15 é mil vezes melhor mesmo também sendo meia boca. Pelo menos tem mundo aberto e outras qualidades. Porém, vale ressaltar que o 15 também é um jogo incompleto o que me deixa preocupado pois a Square não está mais conseguindo, desde o 15, fazer nenhum FF completo. Até hoje o 15 não foi completo nem com as DLCs, pois a última área do mapa, na última cidade, o game continua incompleto. Sem exploração e cheio de paredes invisíveis que provam que sequer completaram a última cidade.
Zerei recentemente, é um jogo muito bom, mas com vários problemas que tornam o jogo um crime cometido pela square, um level design antiquado, um sistema de progressão e customização péssimo, o jogo parece mais um jogo de açao do que um rpg, a diculdade dificil só desbloqueia depois de zerar e somos obrigados a jogar um jogo extremamente fácil, final decepcionante que abandona varios personagens apresentados durante as dezenas de horas de jogo e os deixa conclusao, se fosse num filme até valia o final.
O que gostei foi a historia que é excelente mesmo nao gostando do final e a gameplay e tambem gostei das magias. É um jogo nota 8 pra mim.
Achei este FF bem ruim, o final dele estraga toda a experiência pra mim. FF tem como marca ter finais muito satisfatórios, e este deixa a desejar em tudo. Desde o FFXV que não temos um final satisfatório na franquia.
Achei bem chato o game não ter um party pra jogar, e a gameplay é muito simplificada, não emociona.
Há sim muitas animações fantásticas, mas a gameplay é fraca. Sem sistema de forças e fraquezas
Me diverti bem mais e tive muito mais desafio no Final Fantasy Stranger of Paradise (FF Dark Souls).
Se você espera um FF tão bom quanto DMCV, você não vai ter neste jogo.
Este FF tem uma história trágica, que era pra ser empolgante, mas no final deste game eu só senti raiva.
E senti raiva em comentário do dev dizendo que RPG por turnos não vende e é coisa do passado. Quando tem aí a franquia Persona sendo um sucesso absoluto, Baldurs Gate 3 ganhando como GOTY sendo um enorme sucesso, e Clair Obscure sendo provável o jogo do ano de 2025.
Nota 6 pra FFXIV.
O melhor aspecto do jogo é a sua trilha sonora sensacional
Pra mim pior batalha de longe da série, espero que nunca mais façam coisa parecida, única coisa legal foi a batalha dos summoner fora isso terrível,mas só isso achei ruim msm porq o resto do jogo eu adorei
Único defeito desse jogo são as missões secundárias. Parecem que foram feitas por um time secundário e depois só juntaram, porque são muito ruins. Se não fosse isso, era um jogo nota 10 fácil
A univa serie capaz de inovar. Mas, em geral, a arte esta fraca em geral.
gosto demais dos seus videos <3
Acabei de rejogar com as dlcs, jogaço, top 5 melhores FF p mim
Pra mim foi muito legal em aspectos historia, foi o que me prendeu, mas na epoca foi terrivel! Pagar caro no jogo e ele nao rodava a 60 fps, jogava a 30 caindo muito pra 25 varias vezes. Achei o Clive meio que qualquer coisa, mas muito mais interessantes o Cid, o Joshua e até mesmo o Dion. A história uma hora ta falando de guerra, outra hora a guerra e preconceito viram um plano de fundo pro destino do personagem, que é rinha de summons e como ele vai ter que pegar todos pra chegar no objetivo final. Fiquei decepcionado com algumas decisões narrativas tambem, como por exemplo, o Hugo Kupka ser só um vilão da vez, ai voce tem um novorosto e um novo objetivo que é o Barnabas (COMPLETAMENTE DESCARTADO PRA SERVIR DE ESCADA PRO PROTAGONISTA) inclusive achei a luta com ele a pior do jogo inteiro, e aquele ultimo boss bizarro sem qualquer carisma de vilao ou voce sentir raiva dele ser o objetivo final.. Mesmo tudo isso, eu me emocionei com o final de sacrificio do Clive, Dion e Joshua, mesmo no final transparecendo uma missao suicida, eles cumpriram o objetivo de livrar o mundo daquele espiral de ódio e preconceito! Gameplay, achei bem abaixo de um Devil May Cry, mecanicas de poder até que legais, mas nao consigo jogar esse jogo e nao perceber o quao travado é o combate e por que diabos dou uma espada em um bicho e o som é o mesmo que bater em um humano de armadura kkkkk. Enfim, entrou como um dos meus favoritos pela a história séria, mas nao supera em nuncaaaaaaaaaaa o 10!
Um Final Fantasy que é até difícil chamar de RPG, muito menos de JRPG. Seria melhor ter outro título, fica a sensação que só usaram o nome da franquia pra vender mais.
RPG pra mim é irrelevante. O que torna final fantasy um final fantasy é sua história marcante
Meu jogo do ano de 2024❤️
Gosto muito do FF XVI
Tipo é um jogo de ação, é um jogo bom que dava para ser um spinoff nao é um rpg, gostei do game mas nao é um rpg
Apresente esse jogo para alguém que não conhece a franquia e a chance dele gostar é altíssima diferente do resto da franquia faço teste e me digam depois
Cara, pra mim não é injustiçado. Na verdade, foi superestimado, principalmente no lançamento.
Lembro que tinha vários Youtubers “chorando” com as cutscenes do jogo e criando hype sem parar.
É um ótimo jogo, mas muito irregular. Em alguns momentos é o jogo mais emocionante mais feito. Em outros, parece aquelas side quests mais escrotas da época do PS1.
No final, vale a pena. Mas acho que saíram muito do RPG, sendo um dos piores Final Fantasy pra mim.
Ainda assim, gosto do jogo
Todas as pessoas que eu apresentei esse jogo gostaram muito dele
Se fosse de turno mesmo igual o turno do expedition 33 nao iam gostar
Até por que eu mostrei expedition 33 pra eles também e não gostaram não pq o jogo é ruim mas porque o estilo não agrada a maioria
Comigo mesmo sendo fã da franquia gostei muito desse jogo
História adulta direto ao ponto sem enrolação
Sim o jogo tem seus defeitos igual todos
Vai continuar mudando pra pior?
N cheguei a jogar os clássicos, mas nos ultimos meses eu zerei o xv, o vii rmk intergrade e joguei a demo do xvi, mesmo a demo sendo relativamente curta ele definitivamente foi oq eu mais gostei, principalmente no que diz respeito ao combate. To esperando aparecer por um preço daora pra comprar e descobrir se o meu feeling vai mudar depois q eu acumular dezenas de horas kkkk
Pow, gostei do 16,mas gostei mais ainda do 15,kkkkkk
Esse jogo é um Devil May Cry com um Lore de Final Fantasy… e se eu pudesse dizer o que esse jogo tem de Final Fantasy, eu diria que só tem duas coisas: As summons e uma História Cinematográfica… e resto, nada de Final Fantasy… acho legal tentarem inovar porque é melhor a tentativa do que uma estagnação… até porque a inovação foi o que a franquia fez ser o que é… porém quando vemos um Clair Obscure fazer essa ‘inovação’ na prática… me faz perceber que há mais elementos de ‘FINAL FANTASY’ em Clair Obscure do que em FFXVI… penso que é daí que vem as críticas a esse jogo… noto que quem elogia e gosta… na maioria, são novos jogadores, que nunca jogaram um Final Fantasy, o que reforça meu ponto.
Eu gostaria que a Square, para o próximo Final Fantasy, focasse no modo de combate que evoluíram no FFVII Rebirth que, pra mim, é um ótimo sistema de combate em tempo real e com elementos de rpg… e que continuem a buscar inovação… e sem essa de controlar um jogador controlável apenas… sem quests secundárias vazias… sem ignorar danos e resistências elementais.
ff16 combate fraco mundo aberto inexistente missões repetitivas pra krl, enredo top vemos aqui um jogo pra lá de mediano e eu falo isso com um pesar no coração pois se a gameplay acompanhasse a historia serio foda d+
FF16 é incrível, um dos meus FF favoritos.
Ainda não vi o vídeo, mas já vou deixar um comentário, pois esse FF foi sensacional. Eu que sou amante da serie desde FF6, adorei a experiência, jogabilidade foi um hack n slash que entrega uma gameplay fácil de jogar, mas difícil de dominar, sem falar nos personagens que são sensacionais (Pena que o melhor acaba sendo o que fica menos tempo em tela 😢).
Eu jogo Final Fantasy há bastante tempo, e realmente, a série sempre muda/ faz coisas diferentes, e sempre tem fã reclamando. FF 9, que hoje é o Santo Graal pra alguns, na época tinha um monte de fã de FF7 e 8 que torciam o nariz por ser “mais infantil”.
Característica marcante principal do FF para mim: o grupo de no mínimo 6 personagens carismáticos. O FF não ter isso me dá impressão de não ser FF.
Esse jogo eu estava esperando muito pra jogar, eu acompanho final fantasy 14 e saber que era a mesma equipe me deixou com mais vontade de jogar.
Eu acabei comprando um PS5 pra jogar esse jogo e não me arrependi.
Foi uma experiência muito boa no inicio, o jogo é muito sério e com um tom diferente de tudo que eu vi em Final Fantasy. Porém conforme você vai avançando, as coisas parecem um pouco “repetitivas”, talvez pelos monstros serem repetidos, itens serem muito similares e muitas side quests desinteressantes que te fazem rodear o mapa diversas vezes. Eu senti uma fadiga grande tentando completar todas as missões, não recomendo fazerem isso.
Porém a história principal merece aplausos, tem diversos momentos épicos, coisa que nunca tinha visto nessa escala em video game.
Pra mim esse final fantasy é realmente um avanço no quesito de gráfico e apresentação, mas deixou a desejar em conteúdos extras e mecânicas de RPG.
Eu tenho muito apreço por esse jogo, pra mim ele em diversos pontos tenta “honrar” o nome Final Fantasy e faz isso com respeito, um ótimo jogo.
O que seria “melhor CID” essa parte nao peguei, mas fora isso, otimo video mesmo.
Esse é um FF não feito para fãs de FF, por mais que digam.
Voce como fã começa a jogar e acha sensacional, é o que se sonhava da evolução, porém saindo dos turnos.
Porém a história começa a ficar pavorosa de ruim, o roteiro não é ruim… é péssimo, é tudo muito cortado, picado, voce percebe que muda totalmente a história conforme voce vai jogando. Quando voce começa a pegar as invocações entao, é muito legal… até voce começar a pegar mais… e mais… porque a forma como voce seleciona as skills de cada invocação é muito limitado.
O que no começo do jogo era um jogo de se esquivar e saber a hora de bater e usar skills, passa a ser um jogo igualzinho um mmorpg (vide warcraft), voce fica que nem um doente rotacionando as skills se equilibrar bem os cooldowns. A esquiva é infinita, entao se o boss ficar te batendo, basta ficar apertando o botao, desviando de tudo, e depois da-lhe rotação.
As quests secundarias são tenebrosas, horrendas; o mundo tá despedaçando, vai acabar, e literalmente as quests vão ser: “Oh fio, ajuda o tio, busca uma flor amarela da ponta rosa, que fica lá no canto do mapa. Ela é lendaria. Pega e traz pro tio, que o tio te dá 2 conto”.
O jogo só é ruim mesmo. Eu terminei, joguei todos os ff, e esse só usa a fórmula Marvel, “dar o que o fã” pede, mas dá tudo junto, para todos os fãs, e vira uma massaroca de coisas. Do nada voce está fazendo a história, segundos depois voce está no vácuo do espaço enfrentando um boss e assim vai.
Jogabilidade do 15, de ficar teleportando satura com o tempo, mas o 15 é muuuuito melhor que o 16, e isso só citando a nova geração.
a cada Final Fantasy quê foi lançados ao longo dos anos foi só melhorando e evoluindo a gameplay e os gráficos até o FF XVI. meus Final Fantasy favoritos são:X,VII,X-2,VIII,XII
Ok, me convenceu, vou dar mais uma chance ao XVI… VOU TENTAR…
Amei esse game, mas o fato de ser muito fácil foi um problema pra mim (Algumas vezes era maçante)
Como alguém que gostou demais dele e do 15, eu digo que o jogo é sim muito bom, mas poderia ter sido bem melhor. As side quests são lentas; a navegação pelo mapa é lenta e não muito intuitiva; os chocobos tiveram um downgrade muito visível se comparado com o 15 sendo extremamente duros ao se mover; o combate é relativamente fácil porém com a quantidade de partículas e efeitos na tela a gente se perde demais as vezes; novamente pecaram na câmera durante as lutas, claro que não chega a ser tão ruim quanto a do 15 mas por conta dos efeitos das skills acho que uma camera mais distante e rápida seria bem melhor (similar a do DMC5 que é um jogo hack n slash). Dropei alguma vezes mas terminei o jogo, porém por conta disso o final não me pegou muito, mas isso não tira os créditos do jogo. O jogo tem uma das melhores lores da franquia, com uma narrativa e uma ambientação bem mais madura do que já foi visto antes na série. Pretendo rejogalo na dificuldade “hard” que desbloqueia após a conclusão da primeira run. Obs: MELHOR TRILHA SONORA JÁ PRODUZIDA PARA UM JOGO DO GÊNERO SOKEN EU TE AMO
Esse jogo é simplesmente sensacional, a história e trilha sonora são coisas nele que eu nunca vou me esquecer.
O problema dele é só que ele é um jogo pobre/raso para um FF da linha principal (sim, ele é raso… tanto em história quando em mecânicas)
A história aborda temas “grandes” de forma chata e na verdade parece uma colcha de retalhos mal montada usando Game of Thrones e outras franquias.
Enfim… soa forçado…
É um bom jogo, mas um FF fraco é um RPG fraco
Real, não convenceu . Esse jogo devia se chamar Devil may cry .
A verdade……é uma porcaria colossal
Nota 0
FFXVI é um jogo ótimo, mas não parece um jogo “final fantasy”.
O pior da franquia, fora as batalhas de chefes o jogo é cançado com side quests toscos e gameplay repetitiva.
Ah cara é difícil falar desse game… eu acho ele medíocre . A historia não tenho do que reclamar, é padrão Square Enix de qualidade.
E as batalhas de chefes são a coisa mais épicas que eu ja vi na vida.
Agora o gameplay e suas mecânicas, Side quests e o mapa poderiam ser melhores desenvolvidas, tinham momentos que eu tava de saco cheio e só queria terminar logo a historia.
Olha eu discordo FF16 não é um FF genuíno nem um RPG. É um jogo medíocre com mecânicas simplórias. Parece um Hack and Slash de PS2.
Heart of Stone é simplesmente vídeo game.
Ruim não é, é um lindo e excelente jogo.
Só gostaria ver a SE enix resgatar um FF de turno, com uma mecânica clássica mas com novidades, com as classes antigas e bem definidas, Saudade 😢
Acho muito bom e não tive problema com a mudança no sistema, só o que me pega é que não faz diferença o dano elemental, variação pequena de inimigos e sem world map. Lembro de terminar ele e logo depois começar o FF7 Rebirth, e bicho…que diferença! Não sou do time que acha que deve voltar pro turno puro, acho que poderiam seguir o 17 pra algo como tá sendo o FF7R, ou seja: opcional pra ação ou turno. Quem jogou sabe do que tô falando.
O que eu não gostei nesse final fantasy foi as quests secundárias repetitivas e irritantes, e o principal foi o desempenho muito abaixo do que deveria ser entregue, cheio de stutter e outros elementos que atrapalharam na minha experiência, mas eu gostei bastante da história também, principalmente a batalha contra os Necrons
esse jogo é excelente, ele bate forte no 7 remake, principalmente em modo de combte, e olha que sou mega fã de ff7 e de toda a franquia, esse game ai é show de bola e espero que eles mantenham…
Faça um novo vídeo daqui a alguns anos, que vai colar melhor na galera. É sempre assim como Final Fantasy. Passa um tempo, e o hate aos novos jogos diminuem, longe das expectativas. Estamos na época em que o XIII e o XV estão recebendo mais valor; daqui a pouco chega a vez do XVI.
Meu problema é a história ser boa inicial, parecendo que teremos intrigas governamentais, caçadas e etc e se tornando horrenda com plot de vilão das sombras, cristaizinhos e etc
Sim. Eu gosto quando Final Fantasy virou um Action RPG e quero que continue kk.
(Eu gosto de jogos por turno, mas prefiro mais combate em tempo real).
Só joguei FF16 e suas DLCs no início deste ano. Nos últimos doze meses, joguei vários RPGs, como Metaphor: ReFantazio, Shin Megami Tensei V: Vengeance, Trials of Mana Remake, Strangers of Paradise, Path of Exile 2, Clair Obscur, Lords of the Fallen e Lies of P.
Alguns desses jogos eu não compararia a um Final Fantasy tradicional, mas como o XVI é focado em ação, até Lies of P e Lords of the Fallen possuem mais elementos de RPG. O sistema de status e equipamentos do FF16 é tão simples que mal dá para chamar de customizável, é praticamente uma progressão linear. As habilidades até dão uma ilusão de escolha, mas como o jogo é fácil e não exige estratégias específicas, a maioria dos jogadores acaba encontrando um estilo que funciona e mantém o jogo inteiro com poucas alterações.
Dos RPGs que joguei nesse período, só aproveitei FF16 mais do que Trials of Mana Remake e Strangers of Paradise, o que é uma decepção para um jogo principal de uma franquia tão grandiosa. Melhor que um remake de orçamento modesto e um título AA de um estúdio que lança jogos anualmente sem muito refinamento, como falaram em outro comentário, realmente Clair Obscur mostrou que FF16 não é um jogo subsmetiado, acho até um pouco hypado demais para o quão mediocre é.
Estou jogando no Xbox Series S, e apesar de alguns poréns, estou gostando bastante do jogo
Jogão, todo final fantasy tem uma pegada diferente, estilos de combates diferentes, galera q n viu isso até hj é pq está presa na nostalgia do passado
esse FF é muito diferente de um FF, parece q ele n carrega a essência para ser um FF, mas tenta incrementar coisas de FF apenas isso.
não gostar não significa que e ruim , meu favorito e o 9 , mas o 16 chegou pesado também , gostei demais desse jogo , jill maravilhosa tomou o posto da Garnet
Ele não é injustiçado. Ele só não é um Final Fantasy, e sim jogo de ação com os elementos do mundo de FF. O que vc tentou justificar no seu vídeo de que a Square sempre muda a cada jogo, não se aplica no 15 e muito menos no 16. Pq as mudanças eram em cima do estilo de jogo característico da franquia, como melhorias, fluidez, party maior, Jobs e nao mudar o estilo de jogo. Quem quer RPG não vai procurar o 15 e 16
Final Fantasy hj está descaracterizado pq a empresa é gananciosa e quer ganhar mais dinheiro atingindo outro público e pelo o que ela chora aí todo ano, nao tá dando certo, sem contar que tá perdendo mercado e prestígio.
Partícularmente acho FF 16 muito fraco, partícularmente gostei ms do FF 15 pois achei bem ms legal o príncipe Noctis e seus amigos, achei o jogo mil vezes melhor que o FF 16.
Cara joguei mes passado ele, senti que ele poderia ser muito melhor, parece que falta alguns elementos de rpg ou mais capricho em algumas coisas, parece que deixa a desejar um pouco mas é um bom jogo.
O q piorou o caso desse jogo foi o produtor em uma entrevista ser mto rude com o público em uma live do ff14 aqui no Japão, falando ao se perguntado se sairia para pc , ele disse ” já mandei vcs comprarem o ps5 “
Por ser meu primeiro Final Fantasy, eu achei simplesmente PERFEITO. Eu gostei pra caramba do combate e da questão dos eikons estilo Attack on Titan. Gostei MUUUUITO.
Todos os final fantasy que eu vi o lançamento (na verdade que eu já era mais grandinho pra entender as coisas) foram odiados no começo e depois o povo mudou a opinião, 12, 13, 14, 15 e agora isso ta acontecendo com o 16 hsudhsudhudhd
Esse jogo foi muito importante pra mim, graças a ele eu joguei outros final fantasy, acabei jogando o 7 clássico, o que me fez perder o preconceito com os jogos de turno e por fim começar a jogar persona, que hoje é uma das minhas franquias favoritas!
O problema não é nem ele ser hack slash, é ele ser um só que medíocre. Se tu vai abraçar um gênero, faz direito.
Peguei nessa summer sale, e estou bem no começo e achando muito bom… Não tive hype qd vi ele, diferente do 15 que foi o jogo que mais hypei na vida e tenho como um dos meus favoritos da geração PS4, e top 5 da franquia… A história do 16 tá absurda de boa, e eu que joguei 14 ARR e Heavensward to sentindo um gosto a mais, não me surpreenderia se no fim ficasse entre os meus favoritos
Estava ansioso por ele, comprei alguns meses depois do lançamento na primeira promoção. Zerei.
Pontos positivos: Trilha sonora magnífica, gráficos bonitos, um ótimo storytelling (uma forma bem entendível e entretente de contar a história), personagens legais, não precisaram lacrar pra botar personagem gay, não abandonaram romance hétero e feminilidade das mulheres.
Pontos negativos: Não parece tanto um Final Fantasy mesmo, a linearidade, a pura ação e a falta de uma real estratégia de combate, como já falaram, n tem nem dano elemental. As missões secundárias são massantes e quebram o ritmo do jogo. A partir de uma parte por causa de um acontecimento o jogo fica todo em uma cor estranha e não volta nunca ao normal. Alguns lugares dão uma sensação desnecessária de vazio, é só o cenário lá com só os personagens da história, como o castelo do pai do Clive ou a cidade do Dion. E o péssimo desempenho do modo desempenho, muita queda, stuttering, baixo fps. Não tem VRR que salve.
É um jogo divertido, mas de fato não consigo sentir tanto ser um Final Fantasy.
Só não gostei do port para Pc, cheio de lags, mas amei a proposta de Hack n Slash com o RPG de Ação
Esse jogo é podre, só salva as cutscenes mesmo, o sistema de batalha é imundo de ruim, só é bonito mesmo
Queria o combate do 16 em um ff mmorpg novo e um ff17 usando a gameplay do 7 rebirth como base.
É um baita jogo, boa história, ótima música, combate legal, o problema foi ter vindo de uma franquia de turno
Experiência pessoal – foi de longe o pior FF que já joguei e facilmente um dos piores jogos que joguei em seu ano de Laçamento, a square parece que perdeu sua identidade ao tentar fazer um FF Game of Thrones (inspiração que eles prórpios admitem) e querer ser ocidental demais, com isso só fazem algo que, em muitos momentos chega ser difícil de ver de tão ruim e mal escrito ( o que é estranho pois as expansões do FFXIV são elogiadas pela historia marcante).
Para não ser prolixo – alguns dos problemas que me incomodaram mais.
1. Falta de Balanceamento – o jogo é facil de um nível ridículo, então o combate fica pouco empolgante e, apenas, mecânico, não estou falando dos anéis de acessibilidade, o jogo é um passeio sem necessidade de usar qualquer um desses itens.
2 – Não existe sistema de fraquezas elementais – pode jogar fogo no Bomb que da certo igual – zoado!
3 – Sistema de craft de armas é uma piada de mau gosto – pois só existem 2 status nas armas (força e quebra de postura) então não existe nenhuma necessidade de analisar os equipamementos , só escolher a arma com mais pontos e pronto!
4 – Side quest são péssimas!
5 – Habilidades dos Eikons, não precisa se preocupar pois o jogo é tão facíl que vc pode atropelar todos apenas com os poderes iniciais, basta saber desviar, o que não é difiicil.
6 – mapas lineares ou pequenas areas e sem qualquer atrativo para exploração, todos os itens fora do caminho prncipal são péssimos.
7 – Personagens – fraco demais – teoricamente era para a gente se importar com o romance de 2 personagens porém eles mal conversam boa parte do game e quando falam é só ruim mesmo.
10 – Batalha de invocações – legal na primeira vez depois se torna só uma quick time event glorificado ou um mano a mano chato e sem qualquer dificuldade.
pontos positivo
1 – A música
Horrivel, é um jogo que não se decide se quer ser hack n slash ou soulslike, e no fim não consegue fazer nada bem.
Eu amo a historia desse devil may cry
Eu estranhei quando sai do final fantasy VI pro VII depois pro VIII e IX, X, XII, XIII, XV e VXVI, normal estranhar a mudança, mas o combate do XV tem um lugar mais especial em mim, continua sendo meu predileto, já em história eu gosto realmente muito do XII (essa coisa meio game of thrones me pegou muito na época)
Eu gostei muito do XVI, platinei ele. Meu unico problema (acho que de todo mundo que gostou) foi a falta de fraqueza elemental, isso ja deixaria o jogo muito melhor. Talvez ter um combate mais tatico, mas quando você libera todos os eikons, tem muita variedade de combo e gameplay, realmente faltou uns polimentos, alguns elementos, tem o fato da otimização não ser boa, eu joguei no modo qualidade e ficou ótimo, mas o performace é ruim. Confio muito no Gusta como criador de conteúdo, é um dos poucos caras que eu sinto que é justo com jogos de RPG injustiçados, que realmente analisa o jogo como um jogo, sem fazer criticas estupidas como a VOZ DO PROTAGONISTA QUE APARENTEMENTE É MUITO GROSSA ou criticar a MID pq ela aparentemente não combina com o universo do final fantasy XVI, enfim, paciencia. Fico muito triste de muita gente não gostar do jogo, e o pior é que a maioria que não gostou, fala mal sem sequer ter jogado. Isso é triste.
jogo arrastado e chato
Pra mim esse jogo é muito bom
Ffxvi ficou devendo sim . Mais um dmc que ff. Sistema de rpg muito fraco. Poucos equipamentos, upgrades , armaduras zero kk. Historia madura , trilha boa . Parte tecnica tbm foi lamentável. Nao roda como deveria e nunca foi concertado ate hj. FF7 Rebirth a mesma coisa, referente a parte tecnica
Ele é meu FF favorito, mas seria melhor ainda se tivesse se comprometido em ser 100% hack n slash como um devil May cry da vida
Juro que tentei gostar , mas não consegui , não ter fraqueza elemental não dá né … Não parece um final fantasy
Caro confrade, ouso dizer que tal jogo mal se sustenta sequer como um legítimo Action RPG. Em sua ânsia por entregar uma experiência de ação, sacrifica integralmente os elementos característicos do bom e velho RPG e, ironicamente, falha também como jogo de ação, entregando combates deveras medíocres.
É particularmente lamentável, sobretudo ao lembrarmos que a própria Square já nos brindou com obras como Kingdom Hearts, que mesmo com o peso dos anos, ainda oferece uma jogabilidade de ação muito mais refinada.
Concluo, portanto, que este título se apresenta como um produto apressado, feito às pressas e com descaso, salvo, é claro, por sua narrativa (a única faceta que se destaca em meio à mediocridade).
No que tange aos demais títulos da franquia Final Fantasy lançados após o emblemático XII (este sim pertencente à era de ouro da desenvolvedora) observa-se uma constante decadência. Não esqueçamos que até o Final Fantasy XIV precisou ser reconstruído das cinzas para enfim se tornar digno de apreço.
Caso, nobre espectador, estejas assistindo a algum vídeo elogioso sobre tal jogo, advirto com veemência: não te deixes iludir. É altamente provável que venha a se arrepender da aquisição, salvo se possuíres pouca vivência com jogos do gênero e, por conseguinte, te contentares com um produto pobre e mal executado.
Esse jogo é sensacional, um dos melhores que já joguei. Foi meu primeiro Final Fantasy e o que me fez ter interesse pela série.
Pra mim foi bem chato, não gostei da história/personagens e pra mim a questão visual é extremamente explorada mas no mais o jogo é muito simples, cheguei a dormir jogando e não estou exagerando aconteceu isso mesmo 😳
Foi meu primeiro Final Fantasy XVI e achei simplesmente lindo. Chorei muito no final, me emocionei bastante. Foi uma boa porta de entrada para jogar os FF passados.
Acho que a Square tem que parar de numerar os FF, um número alto no título afasta muita gente, tenho certeza que tem bastante pessoas que pode acabar curtindo o XVI, mas viu o 16 no título e desanimou, achando que antes vai ter que jogar 15 jogos para não ficar perdido, A maioria que não é fã, nao sabe que um jogo não tem ligação com o outro.
Clair Obscure é prova que isso não foi injustiçado não
sem dano elemental + sem status negativo = sem FF
É um jogo jogável… Mas um final Fantasy mediano pra mediocre
Pronto saiu pra xbox ficou ruim kkkkkkkk
É um bom jogo gosto do combate por mais que eu ache ele bem simples, os gráficos sao incríveis e as boss fights são espetaculares, história é boa mas meu problema com jogo é como ele enche linguica e é enrolado além das side quests terriveis
Estou quase no final do jogo e, para mim, o ponto fraco dele é a história, que começou prometendo conspirações políticas, mas só durou o primeiro ato. Após isso, o game entrou num senso comum da série e se perdeu.
Alguns embates contra Eikons, em especial Titã e Odin, foram frustrantes ao que a história propunha até então.
Sobre o 16, a história não é nada surpreendente, mas faz seu papel. Os gráficos achei ótimos. A trilha sonora é um show. Algumas batalhas de chefe rolava trilhas espetáculares.
Uma party controlável fez falta, como no remake do 7…
Agora sobre gameplay e imersão de mundo, só tenho a reclamar. Não tem mais mundo aberto, altamente linear. E como um hack n slash foi simplista demais, faltou mais opções de personalização de equipamentos e opções de builds.
O desbalanceio de tipo de inimigos me estranhou muito também… Tipo, ta la vc num mapa demorando 5 minutos pra matar um caranguejo, usando poderes de 4 eikons diferentes, explodindo tudo, regaçando, usando flare de bahamut…..e um simples caranguejo tankando tudo kkkkkkkkk e vale pra qualquer mob aleatório do mapa…
Ah e as side quests então??? Aquelas caçadas de alvos não são nada recompensadoras, chegando até a serem chatas, onde vc só queria fazer o 100% logo….
Outra tristeza é que o jogo te força a jogar a campanha duas vezes, sendo a segunda numa dificuldade maior pra vc ter o 100%… Decisão muito ruim pra tentar aumentar a longevidade do jogo. Deveria ja estar liberado a dificuldade difícil logo de cara…
Eu não gosto do visual e da gameplay desse jogo, as mecanicas é estranha e os personagens são andrógeno (afeminado) jogo estranho.
Eu vivi pra ver God of War sendo mais RPG que Final Fantasy, enfim, não acho que o jogo seja ruim, mas se for pra ter mudanças drásticas, que seja algo indovador.
Eu adorei esse jogo, tem bosses insanos com uma trilha sonora insuperável e que arrepia até o fundo da alma, única coisa que achei ruim foi que às vezes o ritmo dá uma cambaleada, uma hora tu tá nos céus lutando contra a Garuda, outra tu tá pegando terra. Mas honestamente? O jogo me divertiu demais, as pessoas hoje estão muito negativas, diria que não gostam de videogame de verdade, todo jogo que lança eles reclamam… Bem, podem reclamar a vontade, eu prefiro me divertir.
Eu gosto bastante de ffxvi, acho q ele acerta muito nas cenas epicas de luta dos eikons, e tem uma trilha sonora absurda, o combate me agrada também, mas com ressalvas, pois ele não possui resistencias ou fraquezas elementais e é bem facil, as sides quests tbm são fracas, mas ainda assim é um dos meus ff favoritos.
Quero muito jogar esse game, mas a demo trava demaaais mesmo meu PC tendo os requisitos. Tenho medo de gastar dinheiro e rodar mal, alguém sabe de alguma solução/mod pra isso?
Estou jogando, agora a história tá muito boa porém a gameplay é bem divertida mas estremamente rasa
Infelizmente é um jogo muito FÁCIL,SCRIPTADO, com ELEMENTOS de final fantasy,mas não é um final fantasy .
Ponto positivo : jogo distinto de ffxv e não uma expansão, e história nunca foi tão madura, sanguinária, e de elementos eróticos. Negativo: todo o resto, além de ser preguiça e repetitiva a game play
Ei gosto muito da história, personagens, enredo, músicas, mas o combate é bem repetitivo e falta muitos detalhes como resistências elementais, mas o ponto mais fraco são as sidequest e a variedade de equipamentos…. Pra mim um bom jogo e um FF mediano
Pior FF da franquia, simplesmente por não parecer FF, só um jogo generico de ação e esmagar botão.
Esse jogo é ruim por ser ruim, e não por ser diferente
Eles abandonam o sistema de party que é a marca do FF, para mim tirou a identidade do game
Tomara que Expedition 33 ganha mesmo o Goty desse ano vai ser uma banho um jogo inovador de turno com Party ganhando o prêmio para abrir os olhos da Squaer de querer agradar outros e abandonado suas origens
Eu joguei final fantasy 16, é um jogo mediano, eu gostei mais do 15.
Os personagens não são cativantes, a história é mediana, mas o que mais me decepcionou foi que os elementos não tem importância, por exemplo eu posso atacar um inimigo de fogo com fogo e não faz diferença; além disso as mudanças das armas e escudos é linear, não tem diferença a arma que vc usa, uma é apenas mais forte que a outra, não tem opções diversas de armas para cada situação, vc sempre pega a nova que é mais forte e pronto.
Pior ff…lixo demais. Jogo ridículo
Análise muito interessante
Não joguei o jogo porque não tenho as plataformas recentes, mas certamente jogarei quando tiver
É o meu FF preferido. Problema que povo quer historinha infantil e acabou não se adaptando ao enredo adulto do jogo. FF16 eu lembro dos detalhes até hoje com carinho.
Os FFs XIII, XV e XVI nem podem ser chamados de RPG e quase nem são Final Fantasy.
Gostei muito desse jogo, gosto do 7, 8 e do 15. Tô jogando pela 2 ° vez porque gastei o item de fazer a espada mais forte do jogo.😂😂
Eu achei esse jogo incrível, parte do ofuscar dele foi por vir depois de dois ff que foram polemicos e ser exclusivo de ps5
Na minha opinião que faz um Final Fantasy ser um Final fantasy são as variedades, o mundo, e os personagens do jogo, coisa que o 16 nao tem.
Foi meu maior hype da vida, me decepcionei legal, é um jogo legalzinho mas um péssimo FINAL FANTASY
O jogo tem muitos momentos fodas na historia seguidos de partes barrill disfarçadas de side, falando em side são piores que as Ubi, e sem falar que a engine desse jogo é uma porcaria, jogo desfocado, roda mal e na epoca desligava ps5 com super calor, é um jogo muito podre e mal feito
Vai jogar DMC5, o Dante USA todas as armas e habilidades na missão, vai jogar ff16 ai, de 40 habilidades pode usar só 6, e sem falar na exploração do jogo que simplesmente não existe, os equipamentos do jogo são só aparencia, se compara com o ff12 é um abismo de diferença na qualidade, ff12 tem umas 10 armas diferentes
o que eu mais odiei nesse jogo foi as batalhas de eikon, megazord scriptado, era melhor ser cinematic
Um baita jogo! Muita gente torce o nariz pq não entendeu a proposta! A história eh linda e a trilha sonora eh sensacional !!
Side quests horríveis
Jogasso maravilhoso injustiçado pra caralho. Amei e sigo amando.
Comecei FF pelo 4, depois voltei para o 1, joguei o 12 no lançamento, e olha, que experiência maravilhosa 😊 boas lembranças
Realmente. Eu joguei quase todos e sempre houve mudanças, principalmente no combate.
Final Fantasy para mim e batalha por turno!!!
**Contem spoilers**
Compreendo, porém discordo… eu terminei o 16 então tenho certa propriedade no q irei dizer… achei uma experiência bastante desagradavel. O jogo é bem chato a começar pelo protagonista, super sem sal e desinteressante… alguns personagens são interessantes como o carinha q faz o bahamuth, o vilão visualmente e conceitualmente é ate interessante, porém ele ate o final do jogo vai se tornando cada vez mais do msm…. a escala de poder dos eikons não tem referencia nenhuma, aparentemente é tudo jogado de maneira que parece forçado pra ser impactante e chamativo, uma hora o vilão é muito mais forte q o prota e outra o prota do nada tira essa diferença absurda sem nenhuma explicação….as lutas dos eikons, alguns momentos eram pura luz pra todo lado mds…. q despedicio de potencial viu, o gameplay pra mim foi um dos maiores fracassos… a tentativa de seguir a onda do momento dos actions foi totalmente pela culatra…. square escolheu o pior momento pra seguir esse caminho ai, com todos os sucessos de turno estourando por ai e pior… inspirados em final fantasy kkk… alem de que, o comabate action vai contra total o dna estratégico q a franquia sempre trouxe, uma das musicas mais legais do jogo só é utilizada nos creditos kkk… e sim, me decepcionei com a trilha sonora, pois diziam ser um dos pontos mais fortes do jogo…. e sobre a filosofia do prota, vi um cara pontuando bem essa questão… o prota sempre pregou a vitória pela união, sobre n carregar o fardo sozinho e tals… dai ele vai la no final e resolve tudo sozinho kkkkk… em fim, terminei o jogo com muito esforço, pois n gosto de terminar nada no meio… principalmente um final fantasy….
Realmente entendo quem não gosta ele é bem fácil também, mas a lore a trilha sonora dele a temática eu amei, cara as boss battle pqp eu chegava a ficar arrepiado é muito foda, gameplay realmente é bem simples não tem as fraquezas igual nos RPGs tradicionais, mas eu amei demais esse jogo no fundo isso é o que mais importa me diverti demais nele.
DECEPÇAÇÃO TOTAL! infelizmente foi essa minha reação ao jogar , sim graficos lindos e trilha sonora maravilha, mais q merda de jogabilidade é essa da doido , so ficar batendo e esquivando, a varias parte assisitndo filme a clicando em botoes , desculpa o pior final fantasy q joguei
Eu pretendo jogar ele por ultimo. Andei platinando o 1 e o 2 pixel remaster e agora vou jogar o rebirth. Mas na minha lista de Final Fantasy a jogar, o 16 não é o ultimo mas tá lá bem proximo deles junto com o 12 e o 13.
Joguei recentemente e o jogo se tornou não só o meu FF favorito mas tbm uns dos meus jogos favoritos da vida, já zerei 2 vezes história e gameplay boa demais
Adorei cada momento que passei com esse game, cada sidequest, cada upgrade, cada boss battle e todas as soundtracks. É incrivel como consegue ser tão bom, amado e odiado por muitos.
Cara eu curti o jogo de vdd, me divertiu e curti a história
Depois do 12 em diante final fantasy só sobrou o nome de peso mesmo kkk
Eu gostei desse jogo, mas ele foi uma decepção mesmo assim, o que eles plantam foram mau explorado e mau feito tipo: algumas revelações sem pé nem cabeça, política desse mundo não foi bem desenvolvida , gameplay não teve uma evolução satisfatória ao decorrer do jogo e não se sustenta com o tamanho do jogo , abordagem péssima sobre os temas adultos(parece ser feito por uma criança), p0rno de sofrimento e desenvolvimento de personagens insatisfatórios para mim( o único que se salva é o Dion). Eu gostei demais da trilha sonora, as batalhas de chefes são incríveis e bem cinematográficas e tem muitas histórias principais e de side quest que são bem interessantes também.
Um dos maiores pecados do ff16 é ter milhares de skins coloridas, mas NENHUM sistema de fraqueza ou resistência. Acho um ótimo jogo, mas pra mim, nao se enquadra como FF.
Eu joguei e zerei o FXVI no lançamento e gostei de cada minuto que passei no jogo….tem pontos que poderia ser melhor? Sim tem, mas a Lore do mundo e as lutas de Boss carregam o jogo, além de personagens marcantes, além da trilha sonora, que trilha maravilhosa, torna cada momento épico demais.
Sejamos sinceros, apesar de uma historia muito boa e personagens interessantes, FFXVI deixa muito a desejar, principalmente em termos de gameplay. Todas as mecânicas do jogo em si são emprestadas de outros games, ele não trás nada único e nada novo que seja relevante e os poucos elementos de RPG que sobraram da franquia são descartáveis e não tem praticamente nenhum impacto na gameplay.
Já que não temos uma party concreta, pelo menos o Torgal que te acompanha durante toda a jornada podia ser melhor explorado, ter sua própria arvore de habilidades, mecânicas e etc, o mesmo vale para os companheiros temporários durante a jornada, estão ali praticamente de enfeite, são irrelevantes. Já que é somente o Clive, ele podia ter muito mais opções de armas, movimentos, combos…
Fora outros pequenos problemas, o jogo sem si tem mecanicas completamente atrasadas, qual a intenção de não colocar um botão pro Clive correr? Porque não posso interagir com NPCs e itens montado na Chocobo? Por que a Ambrosia desaparece toda vez que desço dela? Por que as side quests são tão desinteressantes e se resumem apenas em vai e vem? Com batalhas de chefes exageradamente longas, seguidas de cutscenes mais longas ainda, qual a dificuldade em colocar um save automático após derrotar o chefe pelo menos? (Depois de vencer Bahamut, meu jogo crashou, me obrigando a fazer toda a luta novamente, em outro momento a energia caiu depois outra batalha longa de um chefe 🤡) Etc, etc…
São coisas pequenas, sim, mas extremamente irritantes. Jogos de mais de 20 anos atrás já trabalhavam melhor todos esses aspectos…A gameplay de FFXVI é desinteressante e parece realmente datada.
Esse jogo é um retrocesso pra franquia em tudo que envolve o gameplay, sistema de equipamentos pobres, mais raso que o chão, combate de esmagar botão, side-quests entediantes e sem propósito, interação com o cenário dignas de pena, sistema de party pobre…
Enfim, um jogo que tenta impressionar com lutas épicas, uma história muito boa, trilha sonora excelente, gráficos bons, mas tudo isso cai por terra, pois o gameplay do jogo é podre.
final fantasy 16 é tão genuíno quanto seria um GTA 6 de turnos.
Cara, não consegui passar das 10 horas de jogo, apesar de ser um jogo lindo, eu achei a gameplay extremamente massante e repetitiva.
FF 16 indiscutivelmente é o mais épico de todos os FF!
Possui falhas imperdoáveis sim, ele não entrega o que os fans queriam, mas entrega coisas muito melhores das quais nós não sabíamos que poderia existir! Contudo ainda fica aquele vazio, “poxa, fizeram tudo isso, custava ter aquilo lá tbm ???”
O combate é perfeito e não é o problema aqui, quem crítica isso certamente não jogou o suficiente! Porém esse jogo comete erros que nem o primeiro jogo da série cometeu: Inexistência de vantagens e desvantagens elementais, sem os status efects, equipamentos irrelevantes e complexidade de builds nula, além de ser muito fácil em primeira game play as Quests secundárias são vergonhosas e os mapas sem mistérios ou puzzles. O Vilão final tbm não cativa… Em resumo, ele erra onde todos os outros FF acertaram… Mas! ele também acerta onde nenhum outros FF jamais sonhou chegar! A fantasia Épica absoluta! Summons insanamente bem trabalhados, lore absurdamente detalhada, construção de mundo impecável, tom sombrio Dark Fantasy inegavelmente bem aplicado. Efeitos sonoros e visuais perfeitos!
Concluo dizendo que sim é um FF, magia, summons, chocobos, Cristais, Cid, está tudo aqui! É um jogo que peca por ousar voar muito perto do sol. Peca por dobrar a aposta, por ser único, por ter alma!
Aqui o parâmetro é outro e a revolta é diferente, pois ele não prometeu ser perfeito, mas mesmo assim nos sentimos traídos pois em algum momento acreditamos que ele seria… “Você foi o único que chegou tão perto, como ousou falhar?”
O que eu me decepcionei com esse FF…só nao fiquei mais puto pq dividi com um amigo, nunca mais jogo isso.
Final Fantasy XVI tentou algo mais sério, com um tom dark e criaturas realistas. A história principal é épica e as batalhas de Eikons são sensacionais. No entanto, o mundo aberto é vazio e pouco recompensador, e a mudança para um hack ‘n’ slash afastou os fãs de FF clássicos.
Joguei a demo e fiquei louco pra jogar o restante do game ,a história parece ser o ponto forte do game ,esperar uma promoção e pegar a versão completa.
O único problema para mim é que os inimigos não possuem resistências e fraquezas. Onde esta o dano elemental? Você se transforma em vários summons e não faz diferença se é de fogo, gelo, raio… Isso pra mim não fez sentido.
Concordo contigo com relação a FF XVI. Esse foi um dos poucos games que conseguiram me emocionar. As duas DLC’s de expansão Echoes of the Fallen e The Rising Tide valem cada minuto jogado, em especial The Rising Tide que conseguiu “mexer” comigo. Espero sinceramente que o mundo de FF XVI não morra e que mais games derivados dessa IP cheguem.
Faz um tempo que n acompanho notícias sobre o ff16, mas na época dizia que estava bem bugada a versão de Pc, ainda está ? já adicionaram de fato o modo ultrawide?
junto de The Last of Us, FF16 é meu jogo favorito da vida. Amei absolutamente tudo nesse jogo
É um ótimo jogo, mas tem defeitos inadmissíveis para um RPG AAA
Não gostei do 16, platinei ele, porem meu deus, só acontece desgraça na vida do clive, pra no final depois de tudo o que ele sofreu morrer 🤡💀.
Jill, nerfada pra caramba e só estar ali de enfeite.
As quests chatas pra caramba da MID, pra no final de tudo ela arquivar o projeto 🤦🏻♂️
A unica coisa que gostei foi a gameplay/jogabilidade. Não fui atrás nem das dlc
Em meio a tantos jogos voltando ao estilo jogo de turno fazendo isso t ão bem, uma pena
Eu gosto muito desse jogo😎
o 16 eu tô jogando agora e já é um dos meus favoritos, junto do 7 clássico, do 8 e do 15. Os que menos gosto são o 9 e o 10, e ainda não joguei os primeiros e nem o 12
Fui cheio de preconceito e quebrei a cara. Obra de arte. É um FF de verdade!
o 16 é divisivo pq é o hack slash mais basico do basico que ja joguei, sem dificuldade alguma, se o jogo se propoe a ser um hack slash que seja bem feito, que haja combos de verdade, o 15 e o 16 pra mim são casos do tipo ( simplificado em excesso ). Eu que sou fã de Devil May Cry me decepcionei com esse jogo imagina quem não gosta de hack slash então.
Pessoal nos comentários fala como se entendesse tudo sobre o que é Final Fantasy, mas só sabe reclamar de “estátuas anormais” ou “fraquezas elementais”. O próprio criador da franquia elogiou o time, dizendo que foi um trabalho incrível! Final Fantasy sempre foi sobre contar uma história — e esse jogo faz isso de forma maravilhosa. O combate, o enredo, a trilha sonora… tudo é incrível! Reduzir esse jogo só a detalhes como estátuas ou fraquezas é ignorar o que realmente importa na experiência. Esse jogo é bom demais pra ser diminuído desse jeito.
Só de ver a gameplay do cara me bateu uma preguiça. Bate, rola, solta foguinho, repete até a exaustão. O HP do bicho cai devagar e fica nisso. Até os hack n’ slash tem mais variação, os bichos tem fraquezas. Me parece arrastado. Uma pena terem desperdiçado em um jogo que tem Berserk e Game of Thrones como inspiração.
Pra mim é um jogaço, mas eu fico triste como o game vai se desenrolando tipo:
Primeiro time skip de mais de 10 anos, Nada aconteceu naquele tempo, o Clive só ficou sendo escravo e zzzz, Joshua fez nada e tinham boatos de alguém com a benção da fênix, Benedikta serviu pra nada além de introduzir que o Clive é o Mythos, Hugo tem um boss fight de tirar o folego mas sem motivação além de ser gado, Time skip de 5 anos Inútil(Joshua denovo sumiu), Dion nunca soube que o Pai dele é um desgraçado(ele matou a mãe de sangue dele), Barnabas é foda(Dominante mais forte) Mas é um Peão do Ultima, e o Ultima… Melhor boss fight disparado, mas ele é um Clássico deus de RPG só que mais racista.
Bom vídeo Gus 😀
queria MUITO ter gostado, ate porque paguei preço cheio no lançamento, fiquei insistindo a gostar, mas não deu
meu favorito sem duvida nenhuma é o ff12, Mas sou amante de hack slash então esse jogo é MUITO bom sem duvida nenhuma, os remakes do 7 tambem, agora aquela monotonia dos jogos de turno é zuado.
bem fico feliz q que clair obscur expedition 33 deu uma revitalizada no genero de turno, que até eu amante de hack slash curti o game.
Eu passei por todas essas epocas e FF sempre recebeu críticas pelas mudanças (novidades) que trazia,e como eu digo,tem pessoas que forçam para gostar de video game, pow eu sempre me divirto com FF,e que bom que ele sempre muda,seria meio tedioso se o jogo sempre fosse igual, problemas sempre vao existir a cada nova versao,mas tudo bem.
FF 16 pra mim quer ser um dmc e um the witcher e falha miseravelmente. Fora as quest idiotas a la mmo rpg.
Esse jogo fez eu achar o 15 e 13 jogos medianos kkkkk
🤢🤮
Devil May Fantasy é um bom jogo que peca nas secundárias sem graça.
O meu problema com Final Fantasy 16 é mais micro do que macro. Eu acho que ele começa muito bem, no sentido de história e gameplay mas depois ele começa a falhar e demonstrar a preguiça. O “mundo aberto” dele é bem desinteressante, não recompensador, os personagens dele são interessantes mas não se tornam bem desenvolvidos, e um problemão é a falta de otimização pra pc. Eu acho que até pra Hack´n Slash ele é bem limitado na questão de habilidades. A narrativa começa do jeito que eles colocaram como proposta, mas vai aos poucos se tornando mais leve e mais no tom dos jogos anteriores, deixando as sombras. Eu gostei do combate, trilha sonora, é um jogo divertido. Agora sobre ele ser “Final Fantasy” realmente é, há alguns elementos que cada jogo da franquia possui. Os problemas dele vão além dele ser ou não um final fantasy.
Final Fantasy XVI é um action RPG nota 6,5 e um Final Fantasy nota 2,5
Tô terminando ele agora. Sou fã da franquia. FF 16 é um misto de empolgação e tédio pra mim. Empolgação nas missões principais e tédio nas secundárias. Se houvessem poucas missões secundárias, seria perfeito!
Eu amo esse jogo.
A história, os personagens e a trilha sonora são sensacionais.
Minhas ressalvas são ele ser muito fácil e não ter dano elemental.
Ao meu ver, é muito melhor que o FF15.
To jogando ele agora,so saiu recentemente no xbox ,em termo de história ate o momento ta entre os melhores,a gameplay é excelente,mas quem ta acostumado com uns títulos anteriores vai estranhar muito
Eu achei o 16 bem melhor que o 15, esse foi uma bosta completa.
O 16 foi o terceiro final fantasy que joguei, meu preferido disparado
O que mais me afasta desse jogo é a falta de uma party ativa que eu possa controlar, algo que está presente em FF7 Remake/Rebirth.
Também não gostei da falta de tática no uso das magias, os inimigos não possuem resistências e fraquezas.
Parece ser um bom jogo de ação hack ‘n’ slash, mas um péssimo Final Fantasy.
por mim eu parava de numerar os FF, o próximo que lançar pode ter um nome próprio e abaixo ter algo como “a Final Fantasy legend” ou algo do tipo. pq sinceramente eu não vejo mais motivo pra continuar com essa tradição de número romano.
FF XVI é delícia pura!!!! Tem seus problemas de desempenho? Sim… Mas é belíssimo… Principalmente a DLC: The Rising Tide.
É action em sua forma pura, se vc, assim como eu, ama a série Ys, vai amar esse também… É Ys refinado ao ponto delícia de viver…😂😂😂
FFXVI é, de longe, meu FF favorito e o Clive o melhor protagonista da série.
Pronto.. falei… 🎉🎉🎉🎉🎉
Um dos melhores jogos de longe dessa nova geração!!!! E sim ele é muito Final Fantansy, só o cego não enxerga!!!
Infelizmente esse jogo podia ser ótimo, mas não é. Aceitem isso. Falar que só reclamam pq não é mundo aberto, ou não é combate por turno, é bobeira total,.O jogo é razo, é mal acabado, se segura em cenas épicas, um combate frenético, mas que se torna vazio com o tempo, FF16 tem npcs horriveis, sem sistema de party, quests secundaria medianas e mal aproveitadas, zero incentivo a exploraçao dos mapas, parece um jogo feito para quem não quer jogar, e quem não quer jogar não joga, por isso flopou. Uma coisa que não gostei tbm, isso é gosto pessoal, foi a dublagem do Clive em ingles,
voz forçada da porra, chegava a irritar, e ele toda hora gritando Joshua, coloquei em italiano.
FFXVI é um Spin-off de qualidade, tipo um FF Tactics, mas que resolveram numerar. Ele vai mais para o Hack’n Slash do que o estilo RPG que consagrou o FF (e eu nem to falando da batalha em turnos). Sem party e linear não dá. FFXV com todos os problemas é mais FF que o XVI. Inovação é sempre bem vinda, mas sem desvirtuar o estilo da franquia. Coisa que FF VII Remake/Rebirth conseguiu realizar.
Muito bom o jogo. Um avanco da serie. Nao é o melhor gameplay, pois acho o gameplay do 7 remake, perfeito. MAS ff16 é sim muito bom..
Para mim é uma obra prima, raro ver jogos com esta qualidade hoje em dia
eles queriam algo diferente e fizeram algo diferente, obviamente foi era uma faca de dois gumes. o jogo é extremamente simples, rpg? quase nada, demais mecânicas rasas, resumindo a apenas bater, esmagar botão e fazer combo. basicamente um Devil may cry no mundo de final fantasy.
Bem melhor que aquela coisa horrorosa do 15 mas tem problemas.
Ouso dizer que seria um dos melhores FFs se nao fosse aqueles cortes entre uma missão ou outra e tivesse mais destaque a Jill
Pra mim è um Hack n Slash legal, mas um pessimo FF, sintia falta de um novo game da franquia na epoca, e agora mesmo depois de ter jogado o 16 continuo sentido, pois não supriu em nada, preferiria que fosse intitulado como um spin-off da fraquia, que ai eu leva numa boa
Devagar quase parando. Eu sou do grind. Nunca liguei pra batalha alheatoria. Mais o 16 é de vagar de mais. As cut scenes. Pqp. Filmezinho e bate e rola na luta.
Os únicos que não consigo gostar são os onlines e o strange of paradise
Considero FF 16 um bom game. Seu maior problemas são os altos e baixos, bem como a péssima otimização. Não sei como um game tem cenas tão épicas e ao mesmo tempo side quests tão ruins. Se tirassem toda a enrolação, acrescentasse a segunda DLC na história principal e colocassem os principais mods disponíveis no nexusmods dentro do game. Estaríamos falando de um concorrente ao Goty.
Gostei bastante, melhor cid, um ótimo jogo com uma ótima história
É um jogo incrivel, com seus erros, mas incrivel. Ainda sim, é um dos meus favoritos da franquia. Cinemático, empolgante, quente. Você joga soando por que o jogo passa essa sensação de batalhas épicas e fervorosas controlando o Clive numa gameplay viciante e uma trilha sonora extremamente extraordinária. O jogo tem essa proposta, ser mais ‘linear’ e direto ao ponto. É um jogo focado no Clive, afinal, você só joga com ele. É um jogo que quer que você experimente o personagem, as possibilidades que ele pode fazer, que você brinque de hack’n slash mesmo. E não perde o gostinho de Final Fantasy! No finalzinho, o jogo dá uma engasgada pois os monstros começam a ficar extremamente repetitivos e as hordas cada vez maiores, mas não apaga o final épico do jogo.
Na minha opinião, é isso:
Pontos altos: história, combate (considerando um ARPG), combate contra chefes, personagens carismaticos.
Pontos baixos: missões secundárias horríveis, falta de danos elementais nas magias, falta de atributos diferenciando as armas, muito fácil na dificuldade padrão.
É um bom jogo, mas longe de outros títulos da franquia.
Único contra desse jogo é o Hard Mode não estar dispoinível desde o início. Tirando isso, jogaço absoluto. Infelizmente os fãs de FF envelheceram como sendo alguns dos mais chatos do planeta.
Só vi gameplay.. achei a saga bem top mas nada q me faça ter vontade de jogar
Começo e muito bom mas apos morte do CID jogo vira farrofa, fora que motivo do Odin de ir pra guerra foi Mommy issues que ele criou com o Ultima que foi bizzaro demais fora ele virar o Coringa do Leto kkkkk
É um bom jogo mas é um péssimo RPG
Eu só acho raso e simplório, fácil demais, mas a história é legalzinha n é um GOT como dizem mas é ok, mas prefiro os outros da franquia
Opa do nada, vou ver!